(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Outubro Rosa é luta, acolhida e saúde mental

Pacientes devem cuidar da saúde mental e encontrar equilíbrio, buscando significado para a existência, realizando sonhos e viver pela vida, não pela doença


24/10/2023 12:00 - atualizado 24/10/2023 10:23
1549

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 73 mil casos de câncer de mama entre brasileiros, durante o triênio 2023 a 2025. O mês de outubro com a campanha "Outubro Rosa" é sempre uma ação essencial de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce da doença, alertando as mulheres, principais acometidas, sobre a realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos, conforme orientações da presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais (SBMMG), Bárbara Pace, em entrevistas.

Cinco mulheres, vestindo camisa rosa, juntam as mãos sorrindo, em gesto de cooperação e união contra o câncer de mama, demonstrando a necessidade de divulgar informações com a campanha 'Outubro Rosa' para conhecer mais sobre a condição e a importância da mamografia para um diagnóstico precoce
Mulheres juntam as mãos em gesto de cooperação e união contra o câncer de mama, demonstrando a necessidade de divulgar informações com a campanha "Outubro Rosa" para conhecer mais sobre a condição e a importância da mamografia para um diagnóstico precoce (foto: Freepik)
A verdade é que, muitas vezes, a característica do tumor desperta comoção, medo e fragilidade nas famílias e, para elas, o câncer de mama também afeta diretamente, o símbolo da feminilidade e maternidade. Apesar de ser uma situação desafiadora, que consome o cotidiano delas, juntamente com os familiares, a pessoa precisa cuidar de sua saúde mental e encontrar um equilíbrio entre a preocupação com o tratamento e as ações diárias. Neste período, é necessário buscar todo o seu eu, em um processo de conhecimento, visando significado para a existência com a realização de sonhos e viver pela vida, não pela doença. Deve-se também pensar na acolhida, situação crucial, desde a descoberta do diagnóstico. Afinal, lamentavelmente, os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) apontam, uma triste realidade no país com 70% das pacientes oncológicas, sendo abandonadas pelos companheiros, acreditando não darem conta de lidar com a situação, fase em que amigos e familiares também podem se afastar. A situação pode se tornar ainda mais complexa para as mulheres com câncer, pois, além do medo, ainda precisará lidar com as dolorosas sensações de traição e desamparo. Entretanto, por outro lado, a situação também pode ser vista como uma libertação, já que pessoas assim, não são boas para estarem ao lado de ninguém.
Mão direita feminina segura laço rosa, alertando sobre importância da campanha 'Outubro Rosa' e que diagnóstico precoce com mamografia permite tratamento mais eficaz
Mão segura laço rosa, alertando sobre importância da campanha "Outubro Rosa" e que diagnóstico precoce com mamografia permite tratamento mais eficaz (foto: Freepik)
O câncer de mama é considerado o segundo mais incidente no Brasil e o mais letal, sendo que, por muitos anos, até falar sobre o tema era algo praticamente proibido. Todavia, por mais que ainda seja algo assustador, a evolução tecnológica experienciada nas últimas décadas permitiu, mais do que nunca, a reversão da condição. Contudo, para isso, é fundamental as mulheres terem cuidado com a saúde; conhecer suas mamas, fazer o autoexame, lembrando que, conforme Bárbara Pace (o autoexame não exclui a mamografia anual) e deve-se fazer os exames anuais, de acordo com a idade. Vale lembrar que a principal forma de prevenção para evitar a descoberta do problema em um estágio mais avançado é a mamografia. O alerta é sempre não deixar para depois. Todos devem entrar na luta contra o câncer e buscar sempre ser um aspecto positivo no cotidiano da paciente, propiciando motivação, atenção e apoio necessários para superar e atravessar um momento tão conturbado para muitas.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)