(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Anna aos domingos

O Bairro Floresta continua atraindo as atenções


25/06/2023 04:00 - atualizado 25/06/2023 06:46
699

O Bairro Floresta continua atraindo as atenções de quem trabalha com comes e bebes na cidade. Além do recém-inaugurado Yanã, outro local de sucesso ali é o Café Artô, aberto por um coletivo de negócios e cultura, com direito a galeria de arte e bons quitutes. É o chamado “Efeito Sapucaí” se estendendo muito além do “paredão Belvedere”, com a clássica vista para a Praça da Estação e o Hipercentro. O passeio pelas ruas pequenas e escondidinhas no miolo da Floresta revela uma BH surpreendente.
 
 
VIVA
Dercy!

Hoje, às 19h, no Sesc Palladium, acontece a última sessão do espetáculo “Nasci pra ser Dercy”, com a atriz Grace Gianoukas. Escrito e dirigido por Kiko Rieser, o monólogo avança pelas lembranças da artista, humanizando suas escolhas, decisões e despudor. Sem a pretensão de ser biográfica, a peça começa com a personagem Vera,  atriz que entra no estúdio para fazer teste para o papel de
Dercy Gonçalves em um filme e se transforma em Dercy. O espetáculo estreou em janeiro, em São Paulo, com grande sucesso de público e crítica, e agora sai em temporada pelo Brasil.
 
Maria Tereza e Therezinha Geo Rodrigues com Priscila Pitta, Vanessa Geo Rodrigues e Ana Márcia Massaud
Maria Tereza e Therezinha Geo Rodrigues com Priscila Pitta, Vanessa Geo Rodrigues e Ana Márcia Massaud (foto: rENATA mELO/DIVULGAÇÃO)
 


JANTAR BENEFICENTE
52 anos de esperança

O Instituto Mário Penna completa 52 anos de história no combate ao câncer em Minas Gerais. Essa data será celebrada em seu primeiro Jantar Beneficente, amanhã, dia 26, às 20h, no Espaço Origem, em Nova Lima. Na programação, show de Vanessa da Mata com a Orquestra Opus, trazendo os principais sucessos da cantora, como “Não me deixe só” e “Ai, ai, ai”, entre outros. As canções ganharam arranjos exclusivos feitos pelo maestro Leonardo Cunha, fundador da Opus. Durante o jantar, obras doadas pelos artistas Marcus Paschoalin, Rogério Fernandes, Michel Esteban, André Oliveira, Franklin Brito, Paulo Apgaua e Ana Elisa Murta poderão ser adquiridas em leilão, permanecendo à venda on-line, após o evento. O valor arrecadado será totalmente doado ao Instituto Mário Penna para investimentos em melhorias no atendimento aos pacientes,
além da ampliação de suas unidades, investimentos em novos equipamentos 
e infraestrutura.

CLUBE
da Joia

A animada Joia Senedese fará, nesta terça-feira, mais uma edição do seu Clube da Joia, encontro de mulheres que organiza todos os meses, sempre em um restaurante, com pequena palestra, desfile de moda, música ao vivo para animar e dançar. Este mês, o encontro será no Dona Joaquina, às 20h, com a participação da banda Gola Rolê. Haverá comemoração extra, porque será aniversário da Joia.

LEILÃO
de arte

A Errol Flynn Galeria de Arte promove duas noites de leilão, amanhã e terça-feira, às 19h30, em formato presencial e on-line. As peças a serem leiloadas podem ser conhecidas hoje, 
das 10h às 20h, na galeria, em Lourdes.

MINEIROS
no exterior

A moda mineira está cada vez mais em alta entre os famosos no exterior. Jennifer Lopez escolheu modelos da PatBo para sua campanha. E a nova turnê Renaissance World Tour, de Beyoncé, terá no figurino a bota Ashlee Jeans Over the Knee, da Schutz. No total, 42 pares serão usados por todos os dançarinos e dançarinas.


PLÁSTICOS
Micros e nanos

O perigo dos microplásticos, que são invisíveis, chega até nós de várias maneiras – da água que tomamos até as comidas mais saborosas. Pesquisas recentes mostram que a maior concentração dessas películas está na água que sai dos canos de PVC e nas garrafas pet. Nos alimentos, além da alta concentração em pescados, está presente nas carnes de granja que usam vasilhames e condutores de plástico. O alerta maior é que as micropartículas agora se subdividem em nanopartículas no ar – e aí podem entrar até pelas narinas.
 
HOMENAGEM
Roberto Drummond

O escritor Roberto Drummond está de volta à Savassi, seu lugar preferido em Belo Horizonte. Ele será homenageado hoje no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, a partir das 10h. A ideia é de um grupo de amigos do cronista, falecido há 21 anos. Histórias do renomado escritor, autor de “Hilda Furacão”, serão relembradas. Entre um caso e outro, um músico estará no palco. Nesse caso, com surpresas, pois Roberto chegou a letrar melodias compostas por  amigos. Entre os que relembrarão Roberto estão o ex-jogador Reinaldo, Juarez Moreira, Celso Adolfo, 
Celso Moreira, Fernando Ângelo, Sérgio Moreira, 
Selmma Carvalho e Eduardo Filizzola.


FÓRUM
de Juizados

A juíza Beatriz Junqueira Guimarães, do Juizado Especial Cível de Belo Horizonte, que aniversariou no último dia 18, é uma das anfitriãs e integrante da organização da 52ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais – Fonaje, que ocorrerá em Belo Horizonte nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Pela segunda vez, Minas será sede do evento. O Fonaje foi instalado em 1997 e tem como objetivo reunir magistrados do país, integrantes do Sistema de Juizados Especiais, a fim de padronizar procedimentos, expedir enunciados, analisar e acompanhar projetos legislativos relacionados ao Sistema, sempre em busca do aprimoramento da prestação jurisdicional.
 
NOVA
plataforma

Será lançada nesta quarta-feira, 28, às 17h, no auditório da Fiemg, a Gira, primeira plataforma de revenda on-line do setor de calçados e bolsas. Ela foi criada para intermediar a venda de insumos excedentes de outras coleções, como couros e aviamentos. A plataforma permite que pequenas e médias empresas, principalmente, tenham fácil acesso a matérias-primas em quantidades menores e com preços mais competitivos em relação aos fornecedores formais, além de conscientizar sobre práticas e micropolíticas para geração de menos impacto ambiental, como a economia circular. A plataforma digital Gira é iniciativa do Sindicalçados-MG, realizada por meio do Programa Fiemg Competitiva do Instituto Evaldo Lodi (IEL-MG) e executada pelo setor de tecnologia e inovação do Senai de Belo Horizonte.
 
 
DESAPEGO
mágoas no lixo

Entre as curiosidades surgidas na semana dos namorados, o assunto mais interessante foi a discussão sobre os “contratos de namoro”, estipulando que os bens de cada um ficam claramente divididos. Um avanço para evitar as (inevitáveis) dores de cabeça a cada fim de relacionamento. Já o lado bem-humorado da coisa ficou com o gaiato que disponibilizou a lixeira de doação, onde cada desiludido pode “doar seu passado”, isto é, todos os presentes e lembranças dos ex-amados ou amadas. Resumo: as mágoas foram, literalmente, para o lixo.

FORNO E FOGÃO
pirex trincado

Presentes na lista de desejos de todas as donas de casa desde meados do século 20, as travessas de vidro conhecidas como pirex chegaram ao fim. Melhor dizendo, a marca Pyrex, que passou a ser o símbolo de refratários de vidro para cozinhar, pediu falência nos EUA, onde nasceu. E corre o risco de sumir também no resto do mundo. A sorte é que muitas imitações continuarão no mercado, assim como sua praticidade de ir direto da geladeira ao forno. Há poucos dias, o mesmo aconteceu com as famosas vasilhas de plásticos Tupperware. Como no outro caso, a produção “genérica” 
salva a pátria.

MODA
BH X London

A Semana de Moda de Londres acaba de receber aporte de 2 milhões de libras esterlinas do governo local para reforçar a imagem da cidade como centro lançador de moda criativa, jovem e renovadora. O dinheiro será investido em novos talentos, incentivo à moda circular e startups. Curiosamente, 
BH tem a mesma pegada de moda criativa, mas sem investimento oficial de peso. Como resultado 
disso, vê sua posição se diluindo rapidamente. 
 
AEROPORTO
Galeão na mira

A cochilada (ou falta de empenho das autoridades mineiras) acabou por redirecionar todos os voos saindo de BH para o Rio em direção ao Galeão. A partir de outubro, o aeroporto carioca Santos Dumont só receberá voos de São Paulo e Brasília. Pela lógica, BH deveria estar nessa rota, pois é muito mais próxima do balneário carioca do que a capital federal. Resultado: quem viajar de avião para ir à zona sul do Rio terá, obrigatoriamente, que enfrentar distância maior
do que a do Santos Dumont.

FESTAS JUNINAS
Bombom de canjica

As festas juninas ganharam versão chocolate inusitada, com bombons, trufas, pães de mel e outras guloseimas recheadas com sabores da temporada. Tem bombom com mousse de arroz-doce, nhá benta com marshmallow sabor pipoca, canudos de cacau com recheio de canjica e muito mais. Pelo visto, só não encapsularam o mingau de milho- verde com canela por descuido. 


ENCONTRO
de parceirAs

Terezinha Geo Rodrigues reuniu clientes e amigas em um dia festivo para mostrar tudo o que encanta as mulheres: joias, roupas e maquiagem. Ela apresentou a coleção da sua Talento Joias e convidou Priscila Pitta para levar sua coleção de moda resort,
a Pri Al Mare, ideal para quem está programando viagem para regiões quentes no mês de julho. Ana Márcia Massaud levou seus produtos L’Aceza, com direito a fazer maquiagem no local. 

ARTES MINEIRAS
o desafio

BH passa por um momento de intensa ebulição cultural, com exposições e experimentações ligadas a nomes de peso na arte mundial. Seja em galerias, espaços culturais ou em shoppings centers, as mostras acontecem – com milhares de visitantes. Uma pena que o mesmo foco não ocorra com artistas locais: são poucos nomes destacados nesse circuito, restritos a um público específico. Seria interessante pedir aos visitantes dessas exposições monumentais, pelo menos, cinco nomes de artistas mineiros contemporâneos. Certamente, nem 1% será capaz de citá-los. Desafio feito.
 
LANÇAMENTO
Mulheres do controle

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) lançou no dia 20, em São Luís, o livro
“Mulheres do controle”. O livro é resultado de um concurso público sobre artigos científicos, de âmbito nacional e aberto apenas a mulheres, voltado para a temática do controle interno na administração pública. Uma das autoras é a mineiraGiovanna Bonfante, servidora  do Tribunal de Contas de Minas Gerais. 
 
POR AÍ...

Além da movimentação intensa, a procura pelos eventos paralelos à mostra Modernos Eternos indica o sucesso do evento. A maioria das palestras tem lugares esgotados. Já as visitas guiadas ao Prédio Verde da Praça Liberdade (local da mostra), coordenadas por Adalberto Mateus (Iepha), tiveram três edições reservadas antecipadamente.

Ainda sobre a Modernos Eternos: está causando frisson nos visitantes a instalação “Revoada”, na entrada do prédio, da artista Flávia Junqueira, em espaço criado pelo arquiteto Leonardo Rotsen, com 36 balões de vidro murano soprado. Outro sucesso é a decoração do pátio do prédio, um trabalho das arquitetas Ana Machado e Paula Sallum, mãe e filha.

Uma das riquezas culturais de Minas, os traços feitos com linhas e agulhas ganharam novo livro, chamado “Bordados: Sua história, seus silêncios”. Com pesquisas e texto da Maria do Carmo Guimarães Pereira, o lançamento ocorreu na Livraria da Rua, na Savassi. Publicação da editora Miguilim.

Cada vez mais movimentada, a Pop Up Galeria (instalada no Diamond Mall) realiza exposição “Ora, Minas” – com oratórios criados pela artista Flávia Henriques. A partir de elementos cotidianos, com pegadas ornamentais, ela faz uma releitura desse objetivo essencial na religiosidade de Minas. A expô fica ali até o dia 30.

O centenário do saudoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy será comemorado no Rio, no início de julho, com um congresso reunindo seus ex-alunos. Também haverá palestras sobre os avanços no setor, no Othon Palace.
 Uma turma irá daqui. Ele era mineiro de Diamantina.

A cidade ganha um novo espaço de eventos, o Contemporâneo Hall, instalado no Jardim Canadá, onde funcionou o Mercado da Boca. O local comporta até quatro mil pessoas e 400 carros no estacionamento. O prédio foi repaginado por craques: o arquiteto Gustavo Penna, o designer Gustavo Greco, retrofit de Sérgio Viana e paisagismo de Matos e Renault. Inauguração em agosto.

Pesquisa recente apontou o sotaque mineiro como o mais simpático na visão da população brasileira, confirmando, assim, o que todos já sabiam. Curioso mesmo foi o sotaque carioca ser considerado o “mais marcante”. Faltou esclarecer se ficou marcado pelo chiado ou por colocar um “i” onde não existe. "Arroiz de feista", por exemplo. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)