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Saiba como se prevenir da síndrome de Burnout

Atividade física e alimentação balanceada estão entre dicas de psicóloga. Problema também é conhecido como síndrome do esgotamento profissional


07/05/2021 04:00


Sabe aquele cansaço excessivo depois de um dia de trabalho, acompanhado de um estresse prolongado que custa a passar (e, às vezes, não passa)? Eles podem significar muito mais do que os reflexos de um dia cheio. Talvez você esteja sofrendo com a síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Curiosamente, esse mesmo cansaço ataca em tempos de pandemia.

Descoberta na década de 1970 – período que foi marcado por diversos acontecimentos conturbados, como a Guerra do Vietnã, as taxas crescentes de divórcio, um mercado que não respeitava a saúde física e mental dos funcionários e a crise econômica vinculada ao petróleo –, esta síndrome é muito comum no Brasil atualmente. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), 70% dos brasileiros sofrem as consequências do estresse. Destes, 30% são vítimas da Burnout.

"Esta síndrome tem como principais características a exaustão emocional, despersonalização (ou cinismo) e baixa realização pessoal", afirma Bruno Haidar, cofundador da OrienteMe, plataforma de terapia on-line. Segundo Haidar, ficou mais difícil acompanhar a velocidade das tecnologias, das informações e o ritmo frenético de se viver, o que vem desencadeando cada vez mais casos de esgotamento.

Para ele, embora a tecnologia tenha avançado, o mundo corporativo permanece com raízes em décadas passadas, nas quais as pessoas precisam se submeter ao sistema para serem bem-vistas. "É preciso, por exemplo, que você carregue o celular da empresa para onde for e responda mensagens a qualquer hora, mesmo nos momentos que deveriam ser de folga", explica Bruno. Ele lembra que a tecnologia uniu pessoas e melhorou a qualidade de vida dos seres humanos, mas também os mantém pressionados diariamente.

Normalmente, o Burnout acomete principalmente os workaholics (pessoas viciadas em trabalho), entretanto algumas profissões são mais propensas a desencadear o distúrbio, como profissionais da saúde, jornalistas, advogados, professores, policiais, carcereiros, oficiais de Justiça, assistentes sociais, atendentes de telemarketing, bancários e executivos. No caso de algumas mulheres, a jornada dupla de trabalho – no emprego, em casa e com filhos – as torna ainda mais vulneráveis.

Renata Tavolaro, psicóloga da OrienteMe, explica que há meios de se prevenir a síndrome de Burnout. "É preciso buscar momentos de descontração e relaxamento, cuidando para que a mente não esteja em alerta o tempo todo", diz Renata. A prática de exercícios físicos regulares é fundamental para isso, sobretudo porque eles previnem tensões musculares ocasionadas pelo Burnout, que muitas vezes chega até mesmo a prejudicar a locomoção. Além disso, atividade física é também um autocuidado, importante para a autoestima."

A alimentação balanceada também é muito importante, uma vez que ajuda a repor as energias. E outro ponto essencial é valorizar os momentos de lazer com a família e os amigos. "Isso é fundamental para descansar a mente e o corpo, o que contribui para a prevenção do problema." Sendo assim, tire férias, descanse e aproveite a folga como quiser – de celular corporativo desligado e sem olhar e-mails.

A psicóloga alerta ainda que as pessoas perfeccionistas que tendem a se cobrar mais acabam sendo mais suscetíveis a desenvolver a síndrome. Por isso o ideal é não se cobrar tanto e entender que todos cometem erros. "Devemos aprender com eles e não nos tornarmos suas vítimas", ensina ela. Uma boa dica também é priorizar as tarefas, evitando a sobrecarga. Faça uma coisa de cada vez, sempre finalizando o que começou e evitando, assim, ansiedade.

Por último, Renata recomenda que se cultive relacionamentos saudáveis no trabalho – o que não significa contato íntimo com as pessoas, mas sim gentileza, cooperação e empatia. "Isso pode ser feito em todos os ambientes. A vida fica muito melhor quando buscamos nos relacionar com respeito e cordialidade", conclui.

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