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Estado de Minas

Arezzo entra no ramo de vestuário

Alexandre Birman anuncia que a Arezzo&Co vai se unir à carioca Reserva


28/10/2020 04:00

Eu que acompanho a história da Arezzo desde os tempos em que ela tinha uma pequena loja na Avenida Getúlio Vargas, com a fábrica funcionando, se bem me lembro, na Gameleira, sigo também Alexandre Birman, que veio à redação deste jornal para me mostrar a caixa e a primeira bota da Schutz que criou, fugindo do sapato para não concorrer com a marca da família.

Hoje, Alexandre toca tudo da Arezzo&Co. Como pensa grande, tem novidades todos os dias. A última que acaba de divulgar é que a Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans, combinará negócios com a Reserva, companhia carioca fundada em 2004 pelos empresários Rony Meisler e Fernando Sigal.

Depois de concluída, a transação, que contempla as seis marcas do grupo (a própria Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA e INK), ampliará o portfólio da Arezzo&Co para 13 marcas, além de consolidar a estratégia da companhia de se tornar house of brands.

Além de calçados e bolsas, a Arezzo&Co passará a comercializar itens de moda masculina, feminina e infantil, incluindo roupas e acessórios. A movimentação possibilitará a ampliação de 3,5 vezes o mercado endereçável da companhia, pois ela expandirá seu público-alvo e passará a vender o “look completo” aos clientes, no melhor conceito “dos pés à cabeça”.

Após a conclusão da transação, a Arezzo&Co criará um braço exclusivo de lifestyle – a AR&Co –, que terá Rony Meisler, sócio-fundador da Reserva, como CEO. Os principais acionistas e executivos da Reserva – Fernando Sigal (produto), Jayme Nigri (COO) e José Alberto da Silva (tecnologia) – permanecem no grupo, sendo mantida a sede da Reserva no Rio de Janeiro.

Os sócios e investidores da Reserva passarão a ser sócios da Arezzo&Co. A efetivação da operação ainda está sujeita a determinadas condições, incluindo a avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

AR&Co tem diversos significados para os fundadores e para o novo momento vivido por ambas as companhias. Combina as iniciais de Arezzo&Co e Reserva, as de seus líderes, Alexandre Birman e Rony Meisler, além de representar novos “ARes” para ambas as empresas, agora unificadas, trazendo a simbologia de criar asas para “voAR” ainda mais alto.

“Em 2019, colocamos nossos pés em novos mercados, com a distribuição exclusiva da marca Vans em território brasileiro. Neste último ano, aprendemos, vibramos e nos sentimos confiantes – muito confiantes – de que estávamos prontos para dar mais um passo adiante. A incorporação da Reserva tem como grande motivação o capital humano, a força de sua marca e o potencial para expandir muito além de seu core, peça fundamental na consolidação da plataforma de moda da Arezzo&Co. Criaremos, sem dúvida, um grande ecossistema de negócios”, explica Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co.

A Reserva trará novas competências digitais que serão aplicadas ao grupo Arezzo&Co como um todo. As empresas também unirão forças no tema ESG, já que a Reserva tem as pessoas como pilar central de sua estratégia, além de forte preocupação com questões da sociedade, sendo uma das primeiras companhias de moda no Brasil a obter a certificação B Corp.

“Foi em meio à pandemia que eu e Alexandre começamos a sonhar juntos, motivados pela excelente reação dos nossos negócios. Sempre falo que foguete não dá ré. Por isso, desde 2006, quando começamos vendendo de porta em porta movidos pela vontade de usar a moda e a tecnologia para cuidar e melhorar a vida das pessoas, a Reserva foi despontando como uma das marcas mais relevantes do varejo de vestuário e lifestyle do país. A gente nunca parou de buscar inovação. Somos um grupo de jovens com vontade de pensar e fazer diferente em um mercado tradicional. Tenho um baita orgulho de que a combinação entre a Arezzo&Co e o Grupo Reserva já nasce como o maior house of brands do mercado brasileiro”, conta Rony Meisler.

O Grupo Reserva conta com 78 lojas próprias e 32 franquias, além de estar presente em 1,5 mil multimarcas. Em 2019, a empresa faturou R$ 400 milhões.
 
Arezzo&Co/divulgação 
Alexandre Birman vai vender o “look completo” aos clientes

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