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Conheça oito bons motivos para comer batata-doce

Entre os benefícios do tubérculo, estão melhora do sistema imunológico e da saúde ocular, além de auxiliar na perda de peso


06/10/2020 04:00

Versátil, a batata-doce pode ser preparada de várias formas, incluindo purês (foto: Kiki Santoro/Divulgação )
Versátil, a batata-doce pode ser preparada de várias formas, incluindo purês (foto: Kiki Santoro/Divulgação )
A batata-doce sempre esteve presente em minha mesa, salgada ou como doce, para lembrar aquela história infantil: “Qual é o doce mais doce do que o doce da batata-doce?”. Muita gente a usa, sem saber o que ela pode representar não só como vegetal nutritivo, mas como perfeita para várias preparações. Ela é muito versátil. Pode ser preparada como purês, assada, cozida em pães e até em tortas. Rica em vitaminas A, B5, riboflavina, niacina, tiamina e carotenoides. É encontrada em vários tamanhos e cores, incluindo laranja, branco e roxo. Estas joias coloridas oferecem vários benefícios à saúde. Confira alguns:

1. Melhora o sistema imunológico – A polpa alaranjada da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno, um composto que é convertido em vitamina A, que é fundamental para o sistema imunológico e para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente o revestimento do intestino. O intestino é onde o corpo é exposto a muitos patógenos potencialmente causadores de doenças. Portanto, cuidar do intestino é importante para a imunidade. Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade imunológica de responder adequadamente a ameaças potenciais a patógenos.

2. É fonte de antioxidantes – As vitaminas A e C do tubérculo funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e várias doenças. Escolha batata-doce roxa. O pigmento que lhes dá sua cor tem propriedades antioxidantes ainda mais potentes.

3. Ajuda no controle de peso – A batata-doce contém fibras solúveis que aumentam a saciedade e oferecem ao corpo um mecanismo natural e autossustentável para a regulação do peso corporal. Estudos mostraram que uma das principais fibras dietéticas da raiz, a pectina, é eficaz na redução da ingestão de alimentos, redução do ganho de peso e aumento da atividade dos hormônios da saciedade.

4. Beleza da pele – A cor laranja da batata-doce vem de um antioxidante chamado betacaroteno, que é convertido em vitamina A, que ajuda a restaurar a elasticidade da pele, promove a renovação das células mortas e contribui para uma pele macia e com aparência saudável. A batata-doce também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a cútis saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece os tecidos. O tubérculo também é fonte de antocianinas que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.

5. Saúde ocular – A vitamina A é um nutriente que ajuda a prevenir olhos secos, cegueira noturna, infecções oculares. Além disso, é usada para formar receptores detectores de luz dentro dos olhos. A deficiência severa de vitamina A é uma preocupação nos países em desenvolvimento e pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. Comer alimentos ricos em betacaroteno, como batata-doce, pode ajudar a prevenir essa condição.

6. Tem propriedades anti-inflamatória – A batata-doce tem alta concentração de colina. Um dos principais benefícios da colina é a resposta anti-inflamatória.

7. Reduz o risco de câncer – Estudos sugerem que os antioxidantes da casca da batata-doce roxa podem reduzir o processo de oxidação, reduzindo o risco de câncer. Para obter o máximo de nutrição da batata-doce, não a descasque, apenas esfregue e lave bem antes de cozinhar. Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, diminuindo a inflamação e o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes.

8. Promove saúde intestinal – A batata-doce contém quantidades significativamente altas de fibras, que são essenciais para promover o bom funcionamento do trato digestório e prevenir a constipação em crianças e adultos.





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