
Presidente do conselho de administração da Riachuelo, Flávio Rocha vai no caminho oposto. Ele lidera um grupo que defende a nova CPMF, argumentando que ela seria muito mais eficaz do que a instituição de outros impostos. Essa visão é compartilhada por Sérgio Zimerman, presidente da rede varejista Petz. As posições contrárias mostram que o tema é sensível e deverá provocar muitos debates nos próximos meses.
Vendas de carros novos reagem
Se havia dúvidas a respeito da retomada da indústria automotiva, elas foram dissipadas com os resultados divulgados pela Fenabrave, a associação que reúne as concessionárias. Em julho, as vendas de carros novos subiram 33% na comparação com junho, desempenho que superou as projeções dos analistas. “A confiança começou a melhor ar”, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção. Mesmo assim, a estrada é longa para uma total recuperação. Os emplacamentos foram 30% menores do que um ano atrás.
Empresas de turismo demitem na crise
O site de hospedagem Booking.com, um dos líderes do mercado, não resistiu às restrições de circulação na crise do coronavírus. Nas próximas semanas, a empresa pretende demitir 4 mil de seus 17 mil funcionários. Não é um caso único no setor. Recentemente, empresas como Airbnb e TripAdvisor cortaram o equivalente a 25% de sua força de trabalho. De acordo com um estudo da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, o turismo global deverá perder US$ 1,2 trilhão em 2020.
Richard Branson falha e Virgin Atlantic pede falência
Nos últimos anos, o empresário inglês Richard Branson construiu a imagem de executivo infalível, uma espécie de mago que transforma qualquer negócio em ouro puro. Com a crise do coronavírus, isso parece ter ficado para trás. Sua companhia aérea Virgin Atlantic entrou com pedido de falência após o número de voos ter caído quase 90% durante a pandemia do coronavírus. Outra companhia do grupo, a Virgin Australia, já havia decretado falência em abril.
RAPIDINHAS
- A japonesa konami, dona da marca PES e uma das maiores desenvolvedoras de videogames do mundo, quer transformar o São Paulo em um de seus parceiros globais. A empresa licenciou o clube para a versão PES 2021 e estampará seu no me na camisa dos jogadores a partir do próximo domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro.
- A Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, está usando algoritmos de inteligência artificial na análise de exames de pulmão de pacientes com a COVID-19. O projeto, feito em parceria com a Harvard Medical School, torna o diagnóstico mais preciso. Recentemente, o laboratório de inovação DasaInova recebeu R$ 20 milhões em investimentos.
- A crise do coronavírus fez com que 44% dos brasileiros experimentassem novas marcas, segundo estudo realizado pela consultoria Dunnhumby. As mudanças se devem à procura por itens mais baratos ou em promoção. Agora, o desafio é descobrir como será o comportamento do consumidor com retomada das atividades.
- Na última década, diversos estudos colocaram Apple, Google e Microsoft como as empresas mais desejadas por estudantes americanos para trabalhar. Agora isso mudou. Pela primeira vez, Tesla e SpaceX, do excêntrico Elon Musk, aparecem no topo da lista, em uma nova pesquisa realizada com 44 mil alunos de engenharia.
47%
dos pagamentos no Brasil são feitos em dinheiro, segundo a consultoria Mckinsey. É um dos índices mais altos do mundo, o que demonstra o potencial da adoção de novas tecnologias
“Numa empresa, me disseram que eu era apenas jovem e bonita. Trabalhei até ficar óbvio que havia discriminação. Virei diretora”
- Flávia Bittencourt, presidente da Adidas no Brasil
