(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-detentos com direito a receber do estado encontram conta vazia no Banco do Brasil

Em 2015, uma lei es­ta­dual (21.720/15) per­mi­tiu ao go­ver­no de Mi­nas usar par­te dos de­pó­si­tos ju­di­ciais. A ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra ques­tio­nou a re­gra apro­va­da e ar­gu­men­ta que não há mais re­cur­sos dis­po­ní­veis pa­ra cus­tear os al­va­rás ju­di­ciais


postado em 23/03/2017 08:37

Os egres­sos do sis­te­ma pe­ni­ten­ciá­rio que tra­ba­lha­ram du­ran­te al­gum tem­po na pri­são não es­tão con­se­guin­do sa­car os re­cur­sos de­po­si­ta­dos ao lon­go des­se pe­río­do pe­lo go­ver­no do es­ta­do em uma con­ta ju­di­cial aber­ta no Ban­co do Bra­sil. Ca­so por exem­plo da es­tu­dan­te e es­ta­giá­ria de di­rei­to Gri­se­llyd Tayla, de 28 anos, que fi­cou pre­sa du­ran­te qua­tro anos acu­sa­da de trá­fi­co de dro­gas. Ela saiu da pri­são no co­me­ço de 2015 e no ano pas­sa­do en­trou na Jus­ti­ça pa­ra le­van­tar es­ses re­cur­sos.

No co­me­ço des­te mês ela con­se­guiu um al­va­rá ju­di­cial pa­ra li­be­rar a im­por­tân­cia de R$ 840, mas ao che­gar ao ban­co pa­ra sa­car o di­nhei­ro foi in­for­ma­da de que não era pos­sí­vel, ape­sar de a quan­tia apa­re­cer em um ex­tra­to ban­cá­rio e na pró­pria de­ci­são da Jus­ti­ça que au­to­ri­zou seu sa­que.

Se­gun­do ela, du­ran­te par­te do tem­po que es­te­ve pre­sa em re­gi­me se­mi-aber­to tra­ba­lhou co­mo ven­de­do­ra por meio de um con­vê­nio as­si­na­do pe­lo go­ver­no do es­ta­do com uma em­pre­sa pri­va­da. De acor­do com ela, um ter­ço des­se di­nhei­ro ia pa­ra um con­ta ba­ti­za­da de pe­cú­lio aber­ta pe­lo es­ta­do em no­me do pre­so. Os va­lo­res só po­dem ser sa­ca­dos após a sol­tu­ra e com au­to­ri­za­ção ju­di­cial. “Na ho­ra que che­guei no Ban­co do Bra­sil me dis­se­ram que não ha­via o mon­tan­te pa­ra me pa­gar por­que ele foi sa­ca­do pe­lo go­ver­no do es­ta­do”.

O ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta Greg An­dra­de, que em­pre­gou Gri­se­llyd e que en­trou com o pe­di­do na Jus­ti­ça pa­ra li­be­rar os re­cur­sos, dis­se que ca­sos co­mo o de­la têm si­do co­muns des­de que o uso dos de­pó­si­tos ju­di­ciais foi au­to­ri­za­do pe­la As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va. “To­dos os de­pó­si­tos ju­di­ciais das con­tas pe­cú­lio fo­ram ras­pa­das pe­lo go­ver­no de Mi­nas”, afir­ma Greg.

Em 2015, uma lei es­ta­dual (21.720/15) per­mi­tiu ao go­ver­no de Mi­nas usar par­te dos de­pó­si­tos ju­di­ciais. A ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra ques­tio­nou a re­gra apro­va­da e ar­gu­men­ta que não há mais re­cur­sos dis­po­ní­veis pa­ra cus­tear os al­va­rás ju­di­ciais. O go­ver­no con­tes­ta a ver­são do ban­co. No ano pas­sa­do, uma de­ci­são li­mi­nar do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça da Mi­nas Ge­rais (TJMG) obri­gou o BB a pa­gar os al­va­rás.

A dis­pu­ta, no en­tan­to, foi pa­rar no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF). No fi­nal de 2016 o mi­nis­tro fa­le­ci­do Teo­ri Za­vas­cki en­ten­deu que o es­ta­do de­ve­ria fa­zer a re­com­po­si­ção do fun­do, der­ru­ban­do a li­mi­nar da Jus­ti­ça mi­nei­ra. No iní­cio do mês, o TJMG ofi­ciou o go­ver­no mi­nei­ro so­bre a si­tua­ção do fun­do de de­pó­si­tos e en­ca­mi­nhou da­dos que mos­tram a in­su­fi­ciên­cia de sal­do pa­ra pa­ga­men­to dos al­va­rás.

Pro­cu­ra­dos pe­lo Es­ta­do de Mi­nas, a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Fa­zen­da e a Ad­vo­ca­cia-Ge­ral do Es­ta­do (AGE) in­for­ma­ram que “o ca­so es­tá em tra­ta­ti­vas” e não res­pon­de­ram os ques­tio­na­men­tos so­bre os va­lo­res re­pas­sa­dos ao fun­do. Por meio de no­ta, o Ban­co do Bra­sil in­for­mou que os al­va­rás cu­jos de­pó­si­tos fo­ram rea­li­za­dos após 29 de ou­tu­bro de 2015 es­tão sen­do pa­gos nor­mal­men­te aos be­ne­fi­ciá­rios.

“Quan­to à re­com­po­si­ção do fun­do de re­ser­va, des­ti­na­do ao pa­ga­men­to de al­va­rás re­fe­ren­tes aos de­pó­si­tos ju­di­ciais an­tes des­ta da­ta, e que ti­ve­ram per­cen­tual re­pas­sa­do ao es­ta­do, o BB es­cla­re­ce que se faz ne­ces­sá­ria re­com­po­si­ção dos va­lo­res, pa­ra que os al­va­rás ex­pe­di­dos vol­tem a ser pa­gos. O fun­do de re­ser­va te­ve seus re­cur­sos exau­ri­dos com os pa­ga­men­tos de al­va­rás aos be­ne­fi­ciá­rios le­gais ao lon­go do pe­río­do, sem que te­nha ha­vi­do re­com­po­si­ção pe­lo es­ta­do”, diz a no­ta do BB.

Comerciante de mãos vazias

Pro­ble­ma se­me­lhan­te ao da es­tu­dan­te de di­rei­to é en­fren­ta­do pe­lo co­mer­cian­te Joa­quim Da­niel Lo­pes, de 50 anos, de Go­ver­na­dor Va­la­da­res, que foi sur­preen­di­do ao ser in­for­ma­do em uma agên­cia do Ban­co do Bra­sil de que um mon­tan­te blo­quea­do em con­ta ju­di­cial des­de 2012 não es­ta­va mais dis­po­ní­vel pa­ra ser sa­ca­do. No iní­cio do mês ele con­se­guiu um al­va­rá ju­di­cial pa­ra re­ti­rar os va­lo­res, mas o ge­ren­te do ban­co in­for­mou que o re­cur­so não es­ta­va dis­po­ní­vel por­que o go­ver­no de Mi­nas ti­nha gas­ta­do.

“Des­de 2008 tra­mi­ta mi­nha ação com um pe­di­do de res­sar­ci­men­to. De­pois de mui­to cus­to, pre­fe­ri fa­zer um acor­do com a em­pre­sa e abri mão de dois ter­ços do va­lor pa­ra con­se­guir fi­nal­men­te li­be­rar es­se di­nhei­ro. Con­se­gui o al­va­rá ju­di­cial pa­ra li­be­rar o di­nhei­ro, mas na agên­cia fui in­for­ma­do que o fun­do dos de­pó­si­tos ju­di­ciais es­ta­va va­zio e meu di­nhei­ro não es­ta­ria dis­po­ní­vel”, con­ta Da­niel. “Se­ria mi­nha car­ta de al­for­ria. Com es­se pro­ble­ma vou con­ti­nuar pres­tan­do ser­vi­ço, sem res­pos­ta ou pre­vi­são de quan­do vou con­se­guir um di­nhei­ro que a Jus­ti­ça já en­ten­deu que te­nho di­rei­to de re­ce­ber”, re­cla­ma Da­niel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)