SIGA O EM

Resultado de pesquisa anima pré-candidatos a prefeito de BH

Potenciais concorrentes à PBH festejam as intenções de voto que receberam na pesquisa Giga Instituto/Estado de Minas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1058171, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Marcos Vieira/EM/D.A Press - 9/10/15', 'link': '', 'legenda': 'Pesquisa mostrou que Jo\xe3o Leite tem 17% das inten\xe7\xf5es de voto ', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/06/14/772362/20160614071413282738u.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 14/06/2016 06:00 / atualizado em 22/07/2016 14:30

Isabella Souto /

Marcos Vieira/EM/D.A Press -  9/10/15
Pré-candidatos a prefeito de Belo Horizonte comemoraram nessa segunda-feira (13) os números apresentados na pesquisa realizada pelo Giga Instituto, a pedido do Estado de Minas, e divulgada na edição de domingo. O levantamento mostrou ainda que 35% dos eleitores ainda não escolheram o seu candidato, o que representa um cenário significativo para a busca dos votos em 2 de outubro. Eles ainda creditaram à crise política nacional e às denúncias de corrupção envolvendo políticos de diversos partidos e empresários investigados pela Operação Lava-Jato o grande índice de eleitores desinteressados das eleições: 58% dos 1,1 mil entrevistados na capital mineira entre os dias 7 e 10 de junho.


Líder na pesquisa estimulada e espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –, o deputado estadual João Leite (PSDB) disse que recebeu com satisfação o resultado. “Fiquei feliz de ser lembrado pela população de Belo Horizonte, que é minha cidade e onde vivi durante todo esse tempo”, afirmou o tucano, que foi apontado com 17% das intenções de votos no questionário. As convenções para escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O PSDB ainda não marcou a data do seu encontro e discute a possibilidade de alianças com o PP, DEM, PPS e PTB. Para o parlamentar, o pouco interesse nas eleições por parte de grande parcela do eleitorado se deve ao cenário político atual.

Ex-presidente do Clube Atlético Mineiro e recém-filiado ao PHS, Alexandre Kalil se diz “envaidecido” com a aprovação de uma possível candidatura por 6% dos belo-horizontinos, o que deu a ele a segunda colocação na pesquisa. “É um reconhecimento popular pela minha gestão no Atlético”, disse ele, que comandou o clube durante seis anos. O segredo para conquistar votos e atrair a atenção dos eleitores para a disputa? Ele diz que não sabe. Mas já tem uma noção: “Não roubar. A população está vendo o que está acontecendo, estamos todos cheios. Não sei como mudar isso, mas sei o que não devo fazer, que é roubar do povo, deixar o povo trabalhar, dar emprego. A questão é estudar muito e se preparar”, disse.

O vice-prefeito Délio Malheiros (PSD) aparece em quinto lugar no levantamento, com 3% das intenções de voto. Ele deixou o PV, partido pelo qual foi eleito na chapa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), em busca de uma maior estrutura de campanha e tempo de televisão. “Você começar com 3% é um resultado muito bom. A campanha ainda nem começou”, argumentou. De acordo com o vice-prefeito, o número é um incentivo para que ele dispute as eleições. Em 2012, Délio era candidato pelo PV, mas às vésperas do registro das chapas abriu mão da candidatura e se aliou a Marcio Lacerda.

Com a saída de Délio Malheiros, o PV tem hoje como um dos nomes mais cotados para disputar a prefeitura o deputado estadual Mario Henrique Caixa, apontado como o preferido de 4% dos eleitores de Belo Horizonte, mesmo percentual de Eros Biondini (Pros). Os demais candidatos tiveram índices variando entre 1% e 2%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que mostra um cenário ainda embolado e indefinido. O levantamento foi registrado sob o número MG-05192/2016.

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Maurício
Maurício - 24 de Agosto às 16:33
Cansei de votar em candidato cheio de rabo preso com empresas e partidos, apadrinhados por velhas raposas da política... um tanto de oportunistas, que só se conchavaram pra aumentar tempo de TV ou pra ganhar votos de determinada região... Vários nem são de BH, e estão aí querendo governar a cidade que eu amo tanto.... CHEGA! Não sou do Barreiro, moro no Castelo, mas vou votar no Marcelo Alvaro Antônio. Não quis ser vice dessa leva de interesseiros, e também não quis nenhum vice de renome ou partido grande. Não se vinculou aos velhacos dessa política que nos envergonha... vou confirmar o 22!
 
Antônio
Antônio - 07 de Julho às 11:51
Gostaria de saber se verdade sr. Leite! de recebeu 4,5 por ter sido eleito?
 
Cláudio
Cláudio - 24 de Junho às 08:51
Acho o João Leite uma pessoa do bem, mas é um dos principais defensores do dos direitos dos "Manos". Como sou a favor de penas duríssimas e até da pena de morte, jamais votaria nele. Os outros candidatos citados aí já é esculhambação, só faltou o Macaco Tião. Meu voto também vai para o Sr. Nulo e espero, que muito mais que o panelaço, estas eleições sejam a forma livre da população demonstrar seu total descontentamento com tudo e todos os que governam este país.
 
TULIO
TULIO - 16 de Junho às 11:27
Pessoal, não votem nesse João leite, esse cara não tá com nada. Anos comendo quieto na Assembléia. nunca fez nada para o povo. agora tira de bonzinho. Anulem. Nenhum candidato presta .
 
Fernando
Fernando - 14 de Junho às 13:24
Meu candidato (Sr. Nulo) vai ficar muito bem colocado na apuração.
 
Douglas
Douglas - 14 de Junho às 10:51
Eros Biondini.....João Leite........Kalil.......nunca MG esteve tão mal representada por políticos tão inexpressivos e incompetentes. O resultado se reflete nessa cleptocracia do desgoverno Temer, cuja composição ministerial não tem nenhum, isso mesmo, nenhum mineiro, mesmo sendo o segundo colégio eleitoral.
 
Full
Full - 14 de Junho às 08:31
A que ponto nós chegamos. Depois de ser eliminado por um Peru, no futebol, João Leite, Kalil e Eros Biondini me aparecem como favoritos à eleição para prefeito. É o fundo do poço.
 
Marcelo
Marcelo - 14 de Junho às 07:51
não se esqueçam na hora de votar que João Leite é apoiador do Marcos Feliciano.. o babaca ! Bancada da Bíblia não.
 
Frasano
Frasano - 06 de Julho às 15:20
Melhor estes do que a bancada da depravação e pedofilia tipo jean uilis, maria do rosário, erca kokai..irghhalem de depravados apoiam torturadores e assassinos do naipe de che guevara, fidel castro , mariguela , lamarca, julio prestes , stalin e mao tze tung e pol pot por exemplo...
 
SCHUPAH
SCHUPAH - 14 de Junho às 09:31
Não sei porque. Afinal, a bancada da bíblia tem fornecido excelentes nomes para o país: Edir Macedo, Malafaia, Tia Eron, Eros Biondini, Leonardo Quintão, Marco Feliciano...só gente do bem.