(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel, Lacerda e outros políticos homenageiam Hélio Garcia em velório

Velório começou às 14 h no cemitério Parque da Colina, Oeste de Belo Horizonte


postado em 06/06/2016 15:22 / atualizado em 06/06/2016 19:24

 

Ver galeria . 9 Fotos Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

O corpo do ex-governador de Minas, Hélio Garcia, foi recebido por cadetes da Polícia Militar, na tarde desta segunda-feira. Os militares estenderam a bandeira de Minas e do Brasil em cortejo até o local onde está sendo realizado o velório, no Cemitério e Crematório Parque da Colina, no Bairro Nova Cintra, Região Oeste de Belo Horizonte. A cerimônia de cremação está prevista para ocorrer às 17h. Antes de subir para a cremação Garcia deve ser homenageado com salva de tiros de festim. Vários políticos participam da última homenagem a Garcia.

As filhas, Daniela, Adriana e Andrea, recebem a solidariedade dos presentes. Desde que teve início o velório, por volta das 14h, foi intenso o trânsito de admiradores, amigos e familiares.

O prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB) foi um dos primeiros a chegar ao local. "Helio Garcia foi um político que honrou a tradição mineira. Fazia política em silêncio, trabalhando com ética. Foi muito admirado em todos os cargos que exerceu, deixando grandes histórias e realizacões", afirmou Lacerda. 

O governador Fernando Pimentel (PT) chegou pouco depois das 15h, acompanhado do secretário de Governo, Odair Cunha. Para Pimentel, Garcia deixa legado de "serenidade e espírito democrático". "BasicameNte um exemplo de prudência, sensatez e espírito republicano", destacou.

O senador Aécio Neves (PSDB), também compareceu acompanhado do ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), Dinis Pinheiro (PP) ex-prpesidente da assembleia, Danilo de Castro (PSDB) ex-secretário de governo e os deputados estaduais Dilzon Mello e deputado federal Carlos Melles. Para o tucano, Garcia deixa legado de "coragem, firmeza e otimismo". Neves lembrou também que o ex-governador atuou juntamente com Tancredo Neves na campanha das Diretas Já.

"Essa foi uma grande perda para Minas Gerais. Ele foi um grande articulador durante essa transição. Hélio marcou sua passagem pela vida pública com muita coragem, firmeza e coragem as suas convicções. Ele atuou sempre no fortalecimento de Minas e da democracia", afirmou Neves.

Outras personalidades da política mineira também prestam sua homenagem: os ex-governadores Eduardo Azeredo (PSDB) e Newton Cardozo, além de deputados. o curador de Garcia, Francisco Luiz Morrira Penna lamenta a morte: "Foi-se um amigo de 50 anos."

O ex-governador Helio Garcia morreu na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h, em Belo Horizonte. O político havia sido internado há uma semana para tratamento pneumonia e estava com a saúde fragilizada. Hélio Garcia deu entrada no Hospital da Unimed no sábado, 28 de maio, e seu quadro se agravou.

Em nota, a Unimed informou que Hélio Garcia deu entrada com um quadro de pneumonia comunitária grave e faleceu hoje em decorrência de insuficiência respiratória.

Garcia foi governador de Minas Gerais de 1984 a 1987 e de 1991 a 1995. O político foi escolhido vice-governador na chapa de Tancredo Neves em 1982 e teve papel fundamental na campanha. Já no cargo, acumulou a vice-governadoria com a prefeitura de Belo Horizonte e, quando Tancredo renunciou ao cargo de governador, passou o comando da cidade a Rui Lage para assumir o estado. Terminou suas gestões com alta popularidade e ficou conhecido como tocador de grandes obras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)