(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha eleitoral pode resultar em quilos a mais para candidatos


postado em 29/09/2014 00:12 / atualizado em 29/09/2014 07:19


Para não perder voto, quem entra na disputa eleitoral não pode recusar um cafezinho, um pastel e o tradicional pão de queijo mineiro. Depois de três meses de campanha, o resultado da simpatia pode ser percebido na balança. “Tenho que admitir que engordei sim. Acho que três quilos”, afirma o candidato ao governo de Minas Fernando Pimentel (PT), atualmente com 95kg, distribuídos em 1,82m de altura. A mudança de hábitos afetou também o sono e o ritmo dos exercícios físicos. “As caminhadas ficaram mais raras”, confessa o adversário tucano Pimenta da Veiga (PSDB). Na briga para ganhar as eleições, quem perdeu foi a saúde dos candidatos.


Almoçar todos os dias já não é mais compromisso certo para os dois primeiros colocados na disputa pelo Palácio Tiradentes. “Os hábitos alimentares mudaram por causa da agenda, que envolve compromissos e viagens frequentes”, afirma Pimenta da Veiga. “Às vezes não encontro tempo para almoçar e à noite opto por uma refeição leve. Mas procuro sempre por alimentos saudáveis”, diz.

Apesar das guloseimas típicas do período eleitoral, Pimenta da Veiga, que tem 1,77m de altura, conseguiu manter a silhueta de 90 quilos. A receita foi priorizar no prato verduras, a clássica dupla arroz com feijão, além de carnes grelhadas, mesmo sem abrir mão de uma farofa. Ele também mantém o cardápio recheado de frutas, iogurte e granola.

Já Fernando Pimentel não teve o mesmo êxito. Com pelo menos três quilos a mais e a esteira de casa “de férias”, ele já faz planos para depois das eleições. “Pretendo voltar aos exercícios e começar um acompanhamento nutricional para tentar perder os quilos extras adquiridos neste período”, reconhece. O ritmo acelerado rendeu, inclusive, uma faringite ao candidato petista, que justificou a ausência a dois debates de TV devido à doença.

Entre um pastel e outro, Pimentel tenta manter alimentação saudável. “Não saio de casa sem tomar café da manhã com frutas e cereais, que me deixam mais disposto para enfrentar o dia”, afirma. Quando consegue almoçar, a preferência é por carne branca e de porco, além de saladas e massas. “Gosto muito de doces, mas tento evitá-los”, diz. Para lanchar, frutas, uma fatia de queijo magro e barra de cereal. “E um cafezinho sempre que possível”, ressalta o petista.

Na rotina de candidato a governador, a única certeza é o horário de o despertador tocar: 6h30. Bem cedo, tanto o petista quanto o tucano já estão de pé. Já a hora de dormir, como todos os outros compromissos de campanha, “depende da agenda”, aponta Pimenta da Veiga, que passou ileso de problemas de saúde durante o período eleitoral e é acompanhado por médica da família.

Reta final

O candidato Fernando Pimentel (PT) não teve agenda de campanha ontem. No sábado, ele viajou ao Vale do Aço, onde fez promessas de melhorias para a região e deu entrevista falando da confiança em uma vitória. O candidato Pimenta da Veiga (PSDB) esteve ontem em São João del-Rei, acompanhando o senador Aécio Neves, candidato a presidente. Na terra do ex-presidente Tancredo Neves, Pimenta também se mostrou confiante de que vai vencer as eleições.

» FERNANDO PIMENTEL

Peso: 95Kg
Altura: 1,82m

PRATO
Frutas
Cereais
Queijo magro
Barra de cereal
Café
Carne branca e de porco
Saladas
Massas
Doces

PIMENTA DA VEIGA

Peso: 90Kg
Altura: 1,77m

PRATO
Verduras
Arroz
Feijão
Grelhados
Farofa
Frutas
Iogurte
Granola
Pães
Café
Queijo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)