SIGA O EM

Grupo de moradores de Mariana planeja manifestação em defesa da Samarco

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/11/2015 11:11 / atualizado em 17/11/2015 14:07

Daniel Camargos /

Divulgação

Um grupo de moradores de Mariana planeja uma manifestação nesta terça-feira, às 19h, na Praça Gomes Freire, conhecida como Praça do Jardim, para defender a mineradora Samarco, responsável pela manutenção da barragem do Fundão, que rompeu no último dia cinco. O desastre provocou 11 mortes confirmadas e 12 desaparecidos, além de arrasar comunidades, provocar colapso no abastecimento de água em várias cidades nas margens do Rio Doce e causar, segundo classificação do Ibama, a maior tragédia ambiental da história do Brasil.

Mesmo assim, os moradores pretendem ir à praça para defender a Samarco (mineradora controlada pela Vale e BHP Billinton). Os manifestantes se articularam em mensagens trocadas em um grupo de whatsapp. O tema da manifestação é justiça sim, desemprego não.

A empresa Gêniuss Placas preparou três modelos de camisa com a frase da campanha, #SomosTodosSamarco. Segundo um funcionário da empresa, já foram vendidas mais de 200 camisas (a R$ 16 cada). “Uma pessoa comprou várias camisas e vai doar para os moradores de Bento Rodrigues participarem da manifestação”, detalhou o funcionário.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Jose
Jose - 17 de Novembro às 20:36
Pessoal os moradores precisam das empresas. Até quem vive de bolsa está preocupado porque o dinheiro está acabando e a festa vai parar. As empresas são bem vindas. Falta ao poder público fazer seu papel de fiscalizar, de ajudar a população. Cadê o jeito petista de governar. A Dilma não sabe nem o nome da empresa, chamando de São Marcos.
 
Jose
Jose - 17 de Novembro às 20:33
De todos os culpados a menor culpa é da empresa. Muitas são obrigadas a pagar propina e diante disso ficam com favor devido. Os maiores culpados são os orgãos públicos, que deveriam fiscalizar, o legislativo, cadê a ministra do meio ambiente, das minas e energia. Gente nunca vi tanto amadorismo deste governo. Não fiscalizaram e ainda deixaram a lama chega ao oceano. E até a hoje a Dilma não sabe dos impactos gerados e quando pode-se recuperar. Chama uma turma da UFMG e de outros orgãos que muitos querem ajudar. Eh muito descaso com a desgraça dos outros.
 
JOTA
JOTA - 17 de Novembro às 19:44
É fácil falar quando não se mora lá. É fácil resolver detrás de um computador. Tem um artista aqui que disse: "...quantas cidades não detêm uma Samarco e conseguem ...". As cidades que não têm mineradoras é exatamente porque lá minério não tem, sr. gênio!. Além do trágico acidente ambiental, agora querem também matar a economia da cidade e por conseguinte as famílias que lá trabalham. Mudem para Mariana e abram lá atividades para dar emprego a essas família, comentaristas.
 
dener
dener - 17 de Novembro às 18:45
Defender a SAMARCO. Tão de brincadeira. Pergunta pra SAMARCO onde está o dinheiro do lucro, ganho encima destes pobres moradores, que mesmo passando por está tragédia defende está empresa. Defedendo não, estão sendo forçados a isto.
 
João
João - 17 de Novembro às 18:35
Essa informação não é verídica. Sou morador de Mariana e não vi ninguém comentando sobre esse evento. Só se for um grupo de pessoas pagas pela Samarco. O que a população de Mariana quer é que a Samarco assuma as suas responsabilidades e comece a agir logo. Queremos que a Samarco passe a respeitar a vida e o meio ambiente em suas operações. Que este slogan não fique apenas nos Outdoors e folders da empresa.
 
Allan
Allan - 17 de Novembro às 18:04
O momento não seria para venderem camisetas com o escrito #somostodosbentorodrigues ??? Essa eu compro.
 
Geraldo
Geraldo - 17 de Novembro às 17:36
Bobagem e quem disse essa frase,dever ser um milionário,,se a Vale e a Samarco sair da região como vai ser os mercados da Região pois as empreiteiras dependem dessas empresas que pagam imposto aos municípios escuta mais e fala menos.
 
leonardo
leonardo - 17 de Novembro às 17:34
Tomara que càia um pè dagua nessa hora.para refrescar a cabeça desse povinho que só enxerga seus umbigos.
 
Paulo
Paulo - 17 de Novembro às 16:51
Estão censurando meu comentário? Porque não aparece?
 
Paulo
Paulo - 17 de Novembro às 16:50
Esse grupo de defesa da SAMARCO na sua manifestação, deverá dizer que a culpa do rompimento das barragens é do E.I. Assim mobilizam toda a imprensa nacional e internacional.
 
valmir
valmir - 17 de Novembro às 16:36
para com isso pessoal..deixem de ser bobos: isso é coisa da própria empresa
 
Angelo
Angelo - 17 de Novembro às 16:01
A tragédia em MG provocada pelo rompimento de barragens em Mariana é considerada como o maior acidente da História do Mundo , então não nenhum motivo da população ir para praça defender a samarco.
 
Angelo
Angelo - 17 de Novembro às 15:58
As proporções que chegaram o rompimento das barragens em que vazaram 62 milhões de metros cúbicos de lama é duas vezes e meia maior que o segundo pior acidente do gênero , ocorrido em 4 de agosto de 2014 na Mina canadense de Mount Polley , na colúmbia Britânica ;
 
LEONARDO
LEONARDO - 17 de Novembro às 15:48
Cada um sabe onde o calo aperta.... Alguns aí pensam que é fácil arrumar outro emprego, outra mineradora assumir, isso e aquilo... O Buraco é mais embaixo. A lama desceu o morro e as contas continuam subindo. Justiça sim, desemprego não... Alguém tá bancando os salários dos trabalhadores que serão demitidos para a SAMARCO pagar a multa de R$ 10 Bi que foi determinada?? Não né... Hipocrisia demais quando não se sente na pele o problema da falta de grana....
 
Domingos
Domingos - 17 de Novembro às 15:28
...O sol queimou, queimou a lama do rio Eu ví um chié andando devagar E um aratu pra lá e pra cá E um caranguejo andando pro sul Saiu do mangue, virou gabiru Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça... ...Da Lama Ao Caos Nação Zumbi
 
Adriano
Adriano - 17 de Novembro às 15:25
E eu que sou morador de Governador Valadares, quero beber água e não tenho. #somostodosriodoce
 
Gustavo
Gustavo - 17 de Novembro às 15:21
Só pode ser piada... essa manifestação deve ser patrocinada pela Samarco. Ninguém está dizendo que não deve haver mineração, mas definitivamente, não pode haver mineração através de uma empresa irresponsável, que destrói o meio ambiente e mata pessoas por pura negligência e foco no lucro máximo com gasto mínimo. Esse não é um país sério, é lastimável que moradores da própria cidade onde essa catástrofe iniciou possam sair em defesa da empresa.
 
Letho
Letho - 17 de Novembro às 14:52
Uma iniciativa sensata e corajosa.
 
rodrigo
rodrigo - 17 de Novembro às 14:45
será que a culpa é apenas da samarco? e quem é resp pelos laudos? e quem recebe os impostos? e a prefeitura de Mariana? e a cidade de Bento Rodrigues que é pura invasão de terras? e os engenheiros? e os técnicos de segurança do trabalho? SEI NÃO EM!
 
Marcelo
Marcelo - 17 de Novembro às 14:32
Ridículo esse movimento....
 
andre
andre - 17 de Novembro às 14:10
Isso é bobagem, não existe só a Samarco/Vale no mundo, existem várias empresa de mineração, se a samarco for impossibilitada de atuar em Mariana, com certeza outras empresas melhores e mais capacitadas irão querer trabalhar no seu lugar, o povo de Mariana não precisa se preocupar com isso.
 
Geraldo
Geraldo - 17 de Novembro às 17:58
Pense bem no que diz,não fale asneiras.
 
Thiago
Thiago - 17 de Novembro às 13:57
A instituição que mais causa mortes no Estado é a PMMG.
 
Mario
Mario - 17 de Novembro às 18:49
99,9% das mortes é bandido!!!!!!!!!!!!!!O restante deve ter sido parente seu!!!!!
 
Mario
Mario - 17 de Novembro às 18:45
99,9% das mortes é de bandidos.
 
Carlos
Carlos - 17 de Novembro às 13:21
"Uma pessoa comprou várias camisas e vai doar para os moradores de Bento Rodrigues participarem da manifestação%u201D. Provavelmente deve ser um diretor da empresa.
 
Mario
Mario - 17 de Novembro às 13:10
Arrumem outro emprego!!!!!! Se esse custa a vida de várias pessoas, meio ambiente degradado e defesa de meia dúzia de gato pingado que tem o emprego, tchau!!!!!!!!!!! Esse pessoal tá defendendo o lado deles e o os outros que se f.......(danem)! Corporativismo exacerbado, típico desse país tupiniquim!!!!!!
 
leonardo
leonardo - 18 de Novembro às 11:13
Ok camarada.... Arrume emprego pra no mínimo 10 mil empregados diretos e indiretos e mto outros do comércio da cidade de Mariana e distritos que dependem da Samarco, ninguem aqui ta isentando a mesma de suas responsabilidades mais é facil pra vc que provavelmente esta a km de Mariana e não tem a mínima noção da importância que a Samarco tem pra cidade!
 
Roberto
Roberto - 17 de Novembro às 19:41
Então pare de usar qualquer produto que venha do minério de ferro. Volte a idade da pedra imbecil.
 
José
José - 17 de Novembro às 14:45
Caro Mário, para resolver o problema das pulgas, não precisa matar o cachorro.
 
ALFREDO
ALFREDO - 17 de Novembro às 13:39
ô animal, então o que vc propõe é uma demissão em massa de quem trabalha em mineração, em usinas hidrelétricas, em usinas siderúrgicas, fabricação de cimento...então, tá, vamos todos trabalhar só na Google, Apple, Microsoft...é cada jegue...
 
Katia
Katia - 17 de Novembro às 12:45
Ai, ai... isso tem cara de que não vai terminar nada bem... Pessoas mortas, outras desaparecidas, várias que perderam tudo, um rio morto e ainda tem gente preocupada com seu próprio umbigo. Por essas e outras é que, por ironia, o Brasil viverá eternamente na lama.
 
Roberto
Roberto - 17 de Novembro às 19:42
Só se vc matou as nascentes do rio, para considerar ele morto. Vai agourar o EI.
 
Guilherme
Guilherme - 17 de Novembro às 12:42
Reclamam de dar dois reais para um flanelinha e estão comprando camisetas para apoiar a Samarco? No mínimo estranho.
 
FelipeGuerra
FelipeGuerra - 17 de Novembro às 13:41
Eu não dou 50 centavos para flanelinha, mas compraria 10 camisas dessas. Eu não sou hipócrita e nem Maria vai com as outras. Vá estudar, rapaz, tenha suas próprias opiniões, deixe de acompanhar posts de facebook.
 
ALEXANDRE
ALEXANDRE - 17 de Novembro às 11:44
Era só o que faltava.... É esse tipo de povo que merece os governantes que tem. Quantas e quantas cidades não detem uma samarco e mesmo assim conseguem sobreviver e criar bem a sua população. Quando eu passo por Mariana eu enxergo muita sujeira e pó de minério deixado por essa linda empresa. Além dos danos ambientais que ela causa mesmo antes da MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL DO BRASIL. Parabéns aos apoiadores da Samarco. Quando seus filhos não tiverem mais agua para beber e nenhum um lugar para cultivar, mas estiverem com o bolso cheio de dinheiro da samarco vocês estarão felizes.