(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samarco garante que Barragem do Germano está estável

No entanto, mineradora reconhece que o fator de segurança está abaixo do mínimo recomendado


postado em 14/11/2015 18:40 / atualizado em 14/11/2015 20:00


A Samarco divulgou uma nota, na tarde deste sábado, onde garante a estabilidade da Barragem do Germano, próxima às barragens do Fundão e Santarém, que romperam em Mariana na semana passada, causando a morte de sete pessoas.

“As estruturas de barragem e de diques encontram-se estáveis. Tais estruturas estão sendo monitoradas em tempo real por meio de radares e inspeções diárias são realizadas pela equipe técnica da empresa” explica a mineradora. Segundo a Samarco, a avaliação técnica é feita por meio de drones, escaneamento a laser e a instrumentação geotécnica existente.

“O maciço principal da barragem de Germano está com fator de segurança acima de 1,9. O fator de 1,00 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Umas das estruturas auxiliares, de menor porte, denominada dique de Selinha, apresenta fator de segurança acima de 1,2.”, diz a mineradora, reconhecendo que o fator de segurança está abaixo do mínimo recomendado. “A informação do monitoramento e das inspeções indicam que a estrutura está estável apesar de o fator de segurança estar abaixo do mínimo recomendado pela norma brasileira (NBR13028), em condições normais de operação”.

A empresa ainda afirma que, como medida de segurança adicional, estão em andamento trabalhos preventivos de reforço na base do dique de Selinha, para “elevar o coeficiente de segurança”.

Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, as chuvas de sexta-feira e deste sábado não impactaram a barragem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)