(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIAMANTINA

MP entra com ação para pedir retirada de postes de energia da Serra dos Cristais

Segundo o órgão, as estacas foram colocadas de forma irregular pela Cemig. A empresa terá 30 dias, caso a ação seja aceita, para fazer a retirada


postado em 04/10/2014 15:11 / atualizado em 04/10/2014 15:21

A Serra dos Cristais foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em dezembro de 2010(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
A Serra dos Cristais foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em dezembro de 2010 (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Postes de energia elétrica instalados na Serra dos Cristais, em Diamantina, Região do Vale do Jequitinhonha, virou caso de Justiça. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs ação civil pública contra a Cemig para a empresa fazer a retirada da rede em até 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por descumprimento. Para o órgão, as estacas foram colocadas de forma irregular.

A situação começou a ser investigada em 2012, quando a prefeitura embargou a obra e notificou a Cemig para que a empresa apresentasse novo projeto. A companhia foi notificada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para retirar os postes e apresentou um projeto de regularização das estacas.

Em 2013, a empresa foi novamente notificada pelo MPMG, e a Cemig destacou a inviabilidade de um traçado diferente para a rede, informando que seriam reiniciadas as tratativas junto ao Iepha.

Por causa da demora em atender a recomendação, os promotores entraram com a ação. Eles destacam que “Diamantina é atraente não só pelo seu acervo arquitetônico barroco e pelas suas tradições culturais, mas também pela beleza agreste do relevo circundante, pois tem ao fundo a Serra dos Cristais a emoldurá-la”.

A Serra dos Cristais foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em dezembro de 2010. O Plano Diretor Municipal definiu a paisagem da Serra e toda a área que a interliga à vertente onde se localiza o Centro Histórico como área a ser tutelada pelo Poder Público municipal, além de existir norma municipal visando a proteção.

Em nota, a Cemig informou que construiu a rede distribuição de energia no local para atender diversos clientes, como uma estação de telecomunicações da Polícia Militar de Minas Gerais. Ressalta que tem mantido tratativas junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico no sentido de encontrar a melhor solução para a rede de eletricidade.

A empresa disse, ainda, que ainda não foi citada na ação civil pública proposta pelo Ministério Público.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)