(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Remédio para tratamento da gripe suína estará disponível em todos postos de Minas

No estado, já foram registrados 41 casos e 15 mortes em 2012. Agora, o Tamiflu 75 mg estará disponível 24 horas em toda as cidades mineiras


postado em 18/07/2012 14:00

Com o crescimento no número de casos e mortes por Influenza A (H1N1) nos últimos dias em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, estará disponível em todas as unidades de saúde e municípios até o fim desta semana. Nas pequenas cidades onde não há unidades de pronto atendimento 24h, será indicada uma referência - um profissional da saúde ou secretário municipal – responsável por distribuir o medicamento a qualquer hora.

No estado, já foram registrados 41 casos e 15 mortes em 2012. Estão em investigação 46 novos casos e um óbito. Cada cidade mineira deverá indicar a quantidade de medicamentos suficiente para a cobertura. Já estão disponíveis 2 milhões de tratamento que vieram do Ministério da Saúde.

Em Minas, mais de 80% das pessoas consideradas grupo de risco (profissionais da saúde, gestantes, idosos, doentes crônicos e crianças) foram vacinadas, cumprindo a meta geral. Somente o número de grávidas vacinadas ficou abaixo do esperado. Na quinta-feira haverá uma reunião no ministério com todas as secretaria do Brasil para definir protocolos nacionais para prevenção e combate para a gripe suína nos grupos não imunizados.

Atendimento

O processo para obtenção do Tamiflu em unidades de saúde ficou mais simples, conforme informou a SES. Não são mais necessários os documentos que antes eram cobrados. Agora, o paciente que estiver com sintoma gripal, quando procurar uma unidade e houver prescrição para o medicamento, pode receber imediatamente o remédio. Não é necessário esperar pelo exame clínico que fica pronto em quatro dias, pois a indicação de eficácia do Tamiflu é de 48 horas após contaminação pelo vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)