(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibama vistoria lojas de animais do Mercado Central

Órgão vai verificar as condições dos estabelecimentos no centro comercial. Relatório sobre cada loja será encaminhado à administração do mercado.


postado em 22/06/2012 10:56 / atualizado em 22/06/2012 13:35

Técnicos vão verificar, entre outros parâmetros, a luminosidade, limpeza das gaiolas, alimentação e quantidade de animais nos viveiros(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Técnicos vão verificar, entre outros parâmetros, a luminosidade, limpeza das gaiolas, alimentação e quantidade de animais nos viveiros (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Minas Gerais vistoriam as lojas de animais do Mercado Central, no Centro de BH, na manhã desta sexta-feira. A ação conjunta com a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conta com duas equipes integradas por veterinários e biólogos.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Júnio Augusto, os técnicos vão verificar, entre outros parâmetros, a luminosidade, limpeza das gaiolas, alimentação e quantidade de animais nos viveiros. Em seguida, é feito um relatório que é encaminhado à administração do Mercado Central. Caso haja alguma irregularidade, o órgão ambiental providencia as medidas cabíveis. Ainda segundo o analista, a ação ocorre periódicamente.

A venda de animais no mercado já causou polêmica na capital. Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei 2178/2012, da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PcdoB), que prevê a proibição da venda de animais em estabelecimentos que comercializem alimentos, como o Mercado Central e os outros mercados distritais da capital. A ala de animais do centro comercial também já foi palco de várias manifestações contra a venda.

O comércio de animais é um dos aspectos que será abordado no novo Código de Saúde de Belo Horizonte. O documento atual é de 1996 e a prefeitura trabalha na atualização, que deve conter regras mais rígidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)