(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Honda investe em fábrica de automóveis, pesquisa e até em usina eólica

As montanhas mineiras são um atrativo a mais para as vendas de motocicletas da marca líder no país


postado em 14/11/2013 16:00 / atualizado em 14/11/2013 16:45

A oitava colocada no ranking geral da pesquisa é a maior vendedora de motocicletas do país e o sucesso pode ser facilmente observado nas ruas cada vez mais ocupadas pelos motoqueiros. Para sustentar a posição, a empresa faz novos investimentos no Brasil e cuida com especial atenção do atendimento aos clientes. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Honda, Paulo Takeuchi, Minas Gerais representa um dos principais mercados de atuação da marca no Brasil, tanto para automóveis quanto para motocicletas. “Nosso foco na região e em todo o Brasil é oferecer, além dos melhores produtos, o melhor serviço de pós-venda e uma ampla rede de concessionárias com profissionais altamente qualificados para atendimento às necessidades dos nossos clientes”, aponta Takeuchi.

Em números absolutos, a Honda ocupa o posto de segunda maior fabricante de veículos automotores do Brasil, entre carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, embarcações e aeronaves. A empresa está presente desde 1976 no mercado brasileiro e já colocou à disposição dos consumidores 60 tipos de produtos, incluindo itens como cortadores de grama e motobombas. Considerando as operações de toda a empresa, a Honda no Brasil ocupa, no cenário mundial, o 4º lugar em vendas, atrás da Indonésia, Vietnã e Índia.

A Honda tem em Minas uma ampla rede de concessionárias de automóveis e motocicletas, focando no atendimento de qualidade nos serviços pós-vendas. A atuação é de acordo com a demanda de cada local, adaptando o volume de produtos, pontos de venda e serviços disponíveis. “Muitas ações de marketing são realizadas diretamente pelas concessionárias em suas regiões. A Honda acredita que, além de bons produtos, o que posiciona a imagem de uma marca e conquista da confiança da sociedade é um conjunto de fatores: conceitos, valores e atitudes”, defende Takeuchi.

No segmento de automóveis, a empresa respondeu por 3,6% do mercado brasileiro. Na categoria sedãs médios, o Honda Civic é o queridinho dos brasileiros, ocupando por vários meses este ano a liderança em vendas. A novidade este ano é a construção da segunda fábrica de carros da empresa no país, em Itirapina (SP). Com capacidade para produzir 120 mil carros por ano, ela deve empregar cerca de 2 mil funcionários e iniciar as operações em 2015.

DUAS RODAS

Já entre as motocicletas, de cada 10 vendidas no país em 2012, oito exibem a marca Honda. Em 2013, a mais comercializada foi a Honda/CG 150, com mais de 27 mil emplacamentos. Em Manaus (AM), onde está localizada a maior unidade de produção de motocicletas Honda do mundo, já foram produzidas mais de 19 milhões delas. No quesito duas rodas, uma das preferências mineiras são as versões offroad. A procura significativa se deve às áreas montanhosas do estado. “Em Minas, nossos produtos são muito bem aceitos”, ressalta Takeuchi.

A empresa, que ocupa o quarto lugar no ranking das 10 mais reconhecidas em inovação, já investiu mais de R$ 200 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) desde o início das atividades no Brasil. Recentemente, foi inaugurado em Manaus um novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia para motocicletas, com investimento de R$ 20 milhões.

Também Sumaré (SP) ganhará um novo centro de P&D de automóveis. “Nossa história sempre foi construída buscando oferecer o melhor em tecnologia de produto, inovação e excelência no relacionamento com o cliente e serviço de pós-venda eficiente”, defende o gerente de Relações Institucionais. Em outubro deste ano, a Honda anunciou a construção de um parque eólico na cidade de Xangri-la (RS).

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)