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Estado de Minas

Mais im­pos­tos e cor­te de des­pe­sas para reduzir rombo no orçamento

Go­ver­no au­men­ta PIS/Co­fins dos com­bus­tí­veis e ga­so­li­na de­ve su­bir R$ 0,41 por litro. Pla­nal­to blo­queia mais R$ 5,9 bi


postado em 21/07/2017 00:12 / atualizado em 21/07/2017 08:46

O go­ver­no ba­teu o mar­te­lo: vai au­men­tar o PIS/Co­fins so­bre os com­bus­tí­veis pa­ra co­brir o rom­bo or­ça­men­tá­rio da or­dem de R$ 10 bi­lhões es­te ano.

Com o au­men­to o tri­bu­to so­bre ca­da li­tro de ga­so­li­na vai mais do do­brar, pas­san­do dos atuais R$ 0,3816 por li­tro pa­ra R$ 0,7925, en­quan­to o do die­sel pas­sa de R$ 0,2480 por li­tro pa­ra R$ 0,4615.

O au­men­to da car­ga tri­bu­tá­ria vai pe­sar no bol­so dos mo­to­ris­tas tão lo­go o de­cre­to com as no­vas alí­quo­tas se­ja pu­bi­ca­do. Se­gun­do in­for­ma­ram os mi­nis­té­rios da Fa­zen­da e do Pla­ne­ja­men­to, o va­lor da ga­so­li­na de­ve su­bir R$ 0,41 por li­tro, en­quan­to o die­sel se­rá rea­jus­ta­do em R$ 0,21 por li­tro.

No ca­so do eta­nol, até ago­ra isen­to, se­rá co­bra­do R$ 0,19 de im­pos­to. Se­gun­do os mi­nis­té­rios, es­se au­men­to de­ve ge­rar uma re­cei­ta de R$ 10,4 bi­lhões nes­te ano. Mas, pa­ra ga­ran­tir o cum­pri­men­to da me­ta de dé­fi­cit pri­má­rio de R$ 139 bi­lhões es­te ano, o go­ver­no vai blo­quear mais R$ 5,9 bi­lhões em gas­tos no Or­ça­men­to fe­de­ral.

Con­si­de­ran­do a Ci­de, de R$ 0,10 por li­tro, a car­ga tri­bu­tá­ria fe­de­ral na ga­so­li­na vai che­gar a R$ 0,89 no va­lor de ca­da li­tro de ga­so­li­na. Nas con­tas dos Mi­nis­té­rios da Fa­zen­da e do Pla­ne­ja­men­to, o tri­bu­to so­bre a ga­so­li­na vai ge­rar R$ 5,191 bi­lhões até o fim do ano, en­quan­to no die­sel a re­cei­ta fis­cal se­rá de R$ R$ 3,962 bi­lhões. No eta­nol a ar­re­ca­da­ção se­rá de R$ 1,152 bi­lhão. Ou­tros R$ 114,90 mi­lhões vi­rão do au­men­to da alí­quo­ta dos pro­du­to­res de eta­nol, de R$  R$ 0,1200 por li­tro pa­ra R$ 0,1309.

An­tes de em­bar­car pa­ra Men­do­za, na Ar­gen­ti­na, on­de vai par­ti­ci­par de reu­niões do Mer­co­sul, o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­re­l­les, con­fir­mou que o go­ver­no vai au­men­tar as alí­quo­tas do PIS/Co­fins so­bre os com­bus­tí­veis.

Se­gun­do o mi­nis­tro, o re­la­tó­rio bi­mes­tral de re­cei­tas e des­pe­sas do or­ça­men­to se­rá di­vul­ga­do ape­nas ho­je. “O re­la­tó­rio ain­da se­rá con­cluí­do e se­rá di­vul­ga­do de for­ma com­ple­ta ama­nhã (ho­je)”, dis­se o mi­nis­tro ao dei­xar o pré­dio do Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da. Ques­tio­na­do so­bre me­di­das adi­cio­nais de con­tin­gen­cia­men­to de gas­tos, Mei­re­l­les não res­pon­deu.

So­bre a ne­ces­si­da­de de au­men­to de im­pos­tos, o mi­nis­tro ar­gu­men­tou que a que­da na ar­re­ca­da­ção de tri­bu­tos ocor­re em fun­ção da re­ces­são e dos pre­juí­zos nos úl­ti­mos anos de em­pre­sas e do se­tor fi­nan­cei­ro. “O mais im­por­tan­te é que se­jam pre­ser­va­dos a res­pon­sa­bi­li­da­de e o equi­lí­brio fis­cal. O Bra­sil de fa­to vai re­cu­pe­rar o cres­ci­men­to e os in­di­ca­do­res já co­me­çam a mos­trar is­so”, com­ple­tou em re­fe­rên­cia a da­dos que, se­gun­do ele, já mos­tram que ha­ve­rá ex­pan­são da eco­no­mia no se­gun­do se­mes­tre.

Ajus­te A am­plia­ção do cor­te ocor­re em meio às re­cla­ma­ções de di­ver­sos ór­gãos que es­ta­riam es­tran­gu­la­dos pe­la fal­ta de re­cur­sos. Al­guns de­les, co­mo as po­lí­cias Fe­de­ral e Ro­do­viá­ria Fe­de­ral, che­ga­ram a amea­çar pa­ra­li­sar seus ser­vi­ços. O va­lor to­tal do con­tin­gen­cia­men­to em vi­gor nes­te ano su­bi­rá pa­ra R$ 44,9 bi­lhões, su­pe­ran­do in­clu­si­ve o blo­queio ini­cial anun­cia­do no fim de mar­ço, de R$ 42,1 bi­lhões. A no­ta com os nú­me­ros foi di­vul­ga­da de ma­nei­ra con­jun­ta pe­los mi­nis­té­rios da Fa­zen­da e do Pla­ne­ja­men­to, de­pois de o mi­nis­tro da Fa­zen­da. As me­di­das anun­cia­das pre­ten­dem aju­dar o go­ver­no em R$ 16,3 bi­lhões pa­ra o al­can­ce da me­ta fis­cal.

“O au­men­to das alí­quo­tas do PIS/Co­fins so­bre com­bus­tí­veis é ab­so­lu­ta­men­te ne­ces­sá­rio ten­do em vis­ta a pre­ser­va­ção do ajus­te fis­cal e a ma­nu­ten­ção da tra­je­tó­ria de re­cu­pe­ra­ção da eco­no­mia bra­si­lei­ra”, afir­ma­ram as pas­tas. O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer já as­si­nou o de­cre­to que ele­va as alí­quo­tas. Des­de a quar­ta-fei­ra, fon­tes do go­ver­no ad­mi­tiam que um au­men­to de im­pos­tos te­ria “im­pac­to po­lí­ti­co”, jus­ta­men­te no mo­men­to em que Te­mer ten­ta an­ga­riar vo­tos pa­ra der­ro­tar a de­nún­cia con­tra ele no Con­gres­so Na­cio­nal. A am­plia­ção do cor­te em meio às re­cla­ma­ções dos mi­nis­té­rios por fal­ta de re­cur­sos de­ve am­pliar ain­da mais es­se im­pac­to.

A equi­pe eco­nô­mi­ca es­pe­ra com­pen­sar es­se blo­queio adi­cio­nal com o re­co­lhi­men­to de re­cei­tas ex­traor­di­ná­rias pre­vis­tas pa­ra o se­gun­do se­mes­tre. No en­tan­to, eco­no­mis­tas e o pró­prio Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU) já aler­ta­ram o go­ver­no pa­ra a in­cer­te­za que ron­da es­sas re­cei­tas. O re­la­tó­rio de ava­lia­ção de re­cei­tas e des­pe­sas pri­má­rias, com o de­ta­lha­men­to do con­tin­gen­cia­men­to, se­rá di­vul­ga­do ho­je, pe­lo Pla­ne­ja­men­to e pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral.

 

Fi­esp mos­tra in­dig­na­ção

 

São Pau­lo – Ao co­men­tar, em no­ta, o au­men­to das alí­quo­tas de PIS/Co­fins so­bre com­bus­tí­veis, o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de São Pau­lo (Fi­esp) ma­ni­fes­tou in­dig­na­ção com a me­di­da e afir­mou que a ele­va­ção da car­ga tri­bu­tá­ria vai agra­var a cri­se num mo­men­to em que a eco­no­mia dá si­nais de recuperação. “Nes­ta se­ma­na, fi­ca­mos in­dig­na­dos com o anún­cio da al­ta de im­pos­tos so­bre os com­bus­tí­veis”, afir­mou Skaf. Com ques­ti­o­na­men­tos di­re­ci­o­na­dos ao mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­re­l­les, o con­teú­do da no­ta pou­pa de crí­ti­cas o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), ali­a­do de Skaf.

“Mi­nis­tro, au­men­tar im­pos­to não vai re­sol­ver a cri­se; pe­lo con­trá­rio, irá agra­vá-la bem no mo­men­to em que a ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca já dá si­nais de re­to­ma­da, com im­pac­tos po­si­ti­vos na ar­re­ca­da­ção em ju­nho”, as­si­na­la o pre­si­den­te da Fiesp. “Au­men­to de im­pos­to re­cai so­bre a so­ci­e­da­de, que já es­tá su­fo­ca­da, com 14 mi­lhõ­es de de­sem­pre­ga­dos, fal­ta de cré­di­to e sem con­di­çõ­es ge­rais de con­su­mo”, acrescenta.

A Fi­esp tem uma cam­pa­nha con­tra al­ta dos im­pos­tos que fi­cou mar­ca­da pe­la ins­ta­la­ção de um pa­to in­flá­vel gi­gan­te em fren­te à se­de da en­ti­da­de na Ave­ni­da Pau­lis­ta, in­clu­si­ve du­ran­te os pro­tes­tos pe­lo im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­se­ff (PT).

On­tem, após a con­fir­ma­ção de que o go­ver­no Te­mer vai au­men­tar im­pos­to na ten­ta­ti­va de re­du­zir o rom­bo das con­tas pú­bli­cas, Skaf dis­se que a en­ti­da­de pa­tro­nal man­tém su­as ban­dei­ras, “in­de­pen­den­te­men­te de go­ver­nos”. 'So­mos con­tra o au­men­to de im­pos­tos por­que acre­di­ta­mos que is­so é pre­ju­di­ci­al pa­ra o con­jun­to da sociedade. Não can­sa­re­mos de re­pe­tir: Che­ga de Pa­gar o Pato. Di­ga não ao au­men­to de im­pos­tos! On­tem, ho­je e sempre.”

Car­ga pe­sa­da Pa­ra re­for­çar o dis­cur­so do pre­si­den­te da Fi­esp, o im­pos­tô­me­tro atin­gi­rá R$ 1,2 tri­lhão ho­je, se­gun­do a As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al de São Pau­lo (ACSP). Nes­te ano, a mar­ca se­rá atin­gi­da com 20 di­as de an­te­ce­dên­cia em re­la­ção a 2016, quan­do o re­gis­tro ocor­reu no dia 10 de agosto. “O go­ver­no tem que re­pen­sar as me­di­das em ra­zão do au­men­to ar­re­ca­da­tó­rio (quan­do olha­mos pa­ra 2016) e dos si­nais de re­to­ma­da da economia. As­sim, ago­ra é um mo­men­to to­tal­men­te ino­por­tu­no pa­ra pen­sar em ele­var tributos. O go­ver­no pre­ci­sa fa­zer um con­tro­le efi­ci­en­te dos gas­tos pú­bli­cos e pen­sar em pri­mei­ro lu­gar na su­pe­ra­ção da po­pu­la­ção fren­te aos pro­ble­mas fi­nan­cei­ros tra­zi­dos pe­la re­ces­são”, diz o pre­si­den­te da ACSP, Alen­car Burti.

Pa­ra o eco­no­mis­ta, a al­ta de pre­ços dos com­bus­tí­veis de­ve re­fle­tir no “en­ca­re­ci­men­to do trans­por­te de mer­ca­do­ri­as e pas­sa­gei­ros”. Além dis­so, Bur­ti ava­lia que “di­fi­cil­men­te” o co­mer­ci­an­te não re­pas­sa­rá a al­ta ao con­su­mi­dor, o que tor­na­rá mais len­ta a re­cu­pe­ra­ção da economia. Uma al­ter­na­ti­va pa­ra o au­men­to de im­pos­tos, en­ten­de Bur­ti, se­ria a in­ten­si­fi­ca­ção da que­da dos ju­ros, que te­ria o po­der de es­ti­mu­lar o con­su­mo, con­tri­bu­in­do pa­ra a re­cu­pe­ra­ção da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca e, con­se­quen­te­men­te, da ar­re­ca­da­ção tributária.


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