(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Levy diz que recuperação da economia é questão de meses

Ministro defendeu a austeridade nas contas do Tesouro, assim como manter as metas fiscais e a trajetória dessa política no setor público


postado em 07/09/2015 14:07 / atualizado em 07/09/2015 14:23

Levy ressaltou que o País tem uma
Levy ressaltou que o País tem uma "estratégia" baseada no ajuste fiscal (foto: AFP PHOTO / EVARISTO SA )
Madri, 07 - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-feira que "a recuperação da economia brasileira é uma questão de meses". Ele manifestou a um grupo de 150 empresários e investidores em Madri muita confiança na trajetória de retomada da demanda agregada no Brasil, inclusive porque isso tem o apoio da presidente Dilma Rousseff. "A presidente teve coragem de tomar as medidas necessárias", explicou.

Levy ressaltou que o País tem uma "estratégia" baseada no fortalecimento dos pilares macroeconômicos, sobretudo o ajuste fiscal, o combate frontal à inflação e câmbio flutuante. Ele também destacou há uma agenda "propositiva" de colaboração do Congresso Nacional para viabilizar o processo de evolução da qualidade das contas públicas.

"É preciso ter muita humildade em entrar em novos gastos. O foco é completar os compromissos já assumidos dentro da nossa capacidade fiscal, mas garantir seu cumprimento, como o Minha Casa Minha Vida", afirmou.

Auteridade

Joaquim Levy, afirmou que é muito importante a austeridade nas contas do Tesouro, assim como manter as metas fiscais e a trajetória dessa política no setor público. "Temos que preparar o País para um novo mundo, com preços de commodities baixos", afirmou. O ministro também destacou que a boa gestão fiscal é importante para viabilizar a sustentabilidade do patamar da dívida pública em proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro disse ainda que o ajuste fiscal sozinho não será a única saída para a recuperação da economia. "A austeridade é inevitável, necessária, mas não é, sozinha, a maneira de resolver os problemas", apontou.

Para Levy, é importante a economia ter maior produtividade em diversas áreas. Em sua avaliação, a agricultura está sendo beneficiada por uma grande safra neste ano, que conta com uma contribuição favorável do câmbio para as vendas externas do País.

O ministro também ressaltou a força das instituições no Brasil, que mesmo quando ocorrem "choques" se mantêm, o que é uma grande fonte de confiança para investidores, em sua avaliação. Ele não detalhou a quais choques referia-se.

Levy destacou que o sistema de seguridade social no Brasil, com a Previdência Social, permite que a sociedade possa enfrentar a "transição" de uma economia que pode até ter retraído mais do que o esperado, mas que está no caminho certo de recuperação, que para ele já começou a ocorrer.

O ministro fez os comentários em evento sobre infraestrutura realizado pelo jornal El País, que reúne cerca de 150 empresários e investidores em Madri.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)