(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Promoções são a arma para atrair cliente neste Dia dos Pais

A expectativa, segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que o mês registre uma queda de 1,02% nas vendas do varejo


postado em 04/08/2015 00:12 / atualizado em 04/08/2015 07:44

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Com menos dinheiro no bolso e com o freio apertado na tomada de crédito, o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, não terá o brilho de sempre para o comércio. O cenário econômico brasileiro jogou mais um de balde de água fria sobre os comerciantes, que esperavam recuperar, pelo menos por agora, um pouco das vendas perdidas ao longo dos anos. A expectativa, segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada com 372 consumidores da capital entre 10 e 22 de julho, é que o mês registre uma queda de 1,02% nas vendas do varejo, em comparação com agosto de 2014. O tombo seria o pior dos últimos 12 anos. Ainda assim, a data deve injetar cerca de R$ 1,8 bilhão na economia mineira.

Apesar do momento econômico, 92,47% dos entrevistados disseram ter a intenção de presentear, mas não vão gastar muito. De acordo com a pesquisa, o tíquete médio dos consumidores para o Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 105, 67. No ano passado, este valor foi de R$ 103,47. Do outro lado do balcão, os comerciantes estão otimistas e prometem promoções. De acordo com o levantamento da CDL, entre os lojistas, a maioria (39,83%) espera aumento nas vendas do Dia dos Pais, na comparação com a mesma data em 2014. Feita com 139 empresários da capital, a pesquisa mostrou que 35,65% dos empresários esperam vendas piores e, para 22,79%, a expectativa é de desempenho igual ao do ano passado.

O comércio de rua, inclusive, pode ser beneficiado. Na pesquisa da CDL, 47,99% dos entrevistados disseram ter a intenção de recorrer a esse tipo de lojas e 30,5% vão efetuar suas compras na região onde moram. Em tempos bicudos, o grande atrativo deve ser mesmo a promoção. Pela cidade inteira, lojas masculinas anunciam descontos e liquidações para atrair. “Os bons preços vão ser nosso diferencial”, comenta o vendedor da loja Windsor, na Savassi, Eberval Araújo.

Os shoppings também estão apostando alto no Dia dos Pais. No BH Shopping, por exemplo, a cada R$ 400 em compras, os clientes têm direito a participar de um sorteio de um Jeep Wrangler. No Pátio Savassi, a cada R$ 300 em compras, o cliente recebe um cupom para participar do sorteio de uma experiência gastronômica com o chefe italiano Massimo Battaglini.

VARIAÇÕES

De acordo com pesquisa feita no dia 29 pelo site Mercado Mineiro, além de escolher o presente para o pai, é necessário que o filho pesquise bem os preços, pois as variações entre os estabelecimentos podem chegar a 2.859,80%, dependendo da loja e, obviamente, da marca do presente. A diferença foi encontrada, por exemplo, nos preços de uma camisa pólo, que pode custar de R$ 19,90 até R$ 589. Uma calça jeans pode custar entre R$ 49,90 e R$ 990, diferença de 1.883,97%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)