(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petrobras paralisa obras em fábrica de Uberaba

Segundo a estatal, a empresa se vê impedida de assumir os riscos associados à finalização da planta sem que haja uma revisão, com a Gasmig


postado em 01/07/2015 15:05 / atualizado em 01/07/2015 15:21

As obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN V) da Petrobras, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão entre os projetos paralisados pela estatal, conforme noticiou o Estado de Minas. Segundo a estatal, pesaram na decisão o atraso para início das obras do gasoduto, que levará energia até a planta e portanto vital para o funcionamento da unidade. Até o momento já foram investidos R$ 1,25 bilhão na unidade.

“Entre os fatores que levaram a esse estágio de hibernação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados está o adiamento sucessivo dos compromissos assumidos pela Gasmig para construção do gasoduto que forneceria gás natural à planta. A estatal mineira não apresentou evidências de que vai construir o gasoduto no prazo e nas condições acordadas no Contrato celebrado com a Petrobras”, ressaltou a companhia em nota.


Segundo a Petrobras, a empresa se vê impedida de assumir os riscos associados à finalização da planta sem que haja uma revisão, com a Gasmig, das condições adequadas para o suprimento de gás para a fábrica.

Na segunda-feira, em coletiva à imprensa, o presidente da companhia Adelmir Bendine ressaltou que a baixa demanda pelos fertilizantes pesou na decisão da estatal que está priorizando investimentos em sua atividade-fim de exploração de óleo e gás deixando de lado, investimentos petroquímicos e fertilizantes. Em nota, a Petrobras confirmou que à questão do duto, o mercado nacional de fertilizantes apresentou um recuo na demanda por amônia – principal produto da UFN-V. “A Petrobras entende que, atualmente, o investimento na construção desse projeto, com base na relação custo–benefício, não se mostra adequado em comparação a outros negócios da Companhia.”

Também em nota à imprensa, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Gasmig apontaram que o cronograma de construção do gasoduto vai depender do novo cronograma de investimentos que a Petrobras está elaborando para a unidade de fertilizantes em Uberaba. Segundo a companhia o projeto básico já está concluído e o projeto executivo sendo finalizado. As obras do gasoduto vão abastecer a planta da Petrobras e as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Oeste de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)