(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Durante a Copa, 6 mil fotos são enviadas por minuto no período de maior tráfego de dados

Empresas investem R$ 1,5 bi nas cidades-sede e nos estádios e dão suporte para envio de 32 milhões de imagens até agora


postado em 28/06/2014 06:00 / atualizado em 28/06/2014 07:12

As operadoras de telefonia celular que atuam no Brasil investiram mais de R$ 1,5 bilhão na implantação de um projeto único de infraestrutura compartilhada nos estádios que sediam os jogos da Copa do Mundo no Brasil (cobertura indoor) e na ampliação de 28%, em média, da infraestrutura que ficará de legado para a população. Os investimentos foram aplicados em redes de fibra ótica e antenas para interligar as arenas com outras torres no entorno dos estádios e estão dando vazão para as demandas de tráfego de voz e de dados nos dias de jogo. A primeira fase da Copa do Mundo, a de grupos, se encerrou na quinta-feira com 32 milhões de fotos enviadas pelas redes de telefonia móvel instaladas pelas prestadoras nos estádios. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Isso equivale a dizer que neste mundial, já considerado como a “Copa das Selfies”, foram enviadas 6 mil fotos por minuto no período de maior tráfego de dados, que compreende cerca de uma hora que vai do início das partidas até o intervalo dos jogos. Segundo a entidade, nas 48 partidas disputadas até agora, foram feitas 2,8 milhões de ligações telefônicas e 31,7 milhões de comunicações de dados, incluindo e-mails, imagens e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,55 megabites (MB). O recorde de envio de fotos pelas redes de telefonia móvel foi na partida entre Brasil e Camarões, dia 23, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, quando os torcedores enviaram ou postaram 1,6 milhão de fotos nas redes sociais.



Em Minas, nos dias de jogo no Mineirão, somente a operadora Vivo registrou mais de 100 mil chamadas de voz e um número superior a 500 mil MB de dados trafegados. Isso significa dizer que somente os usuários da empresa foram responsáveis por enviar mais de 100 mil fotos em alta resolução nos dias de disputa em Belo Horizonte.

No Mineirão, somente na partida de Colômbia x Grécia, com público de 57.174 espectadores, as prestadoras de serviços de telefonia registraram 87.629 chamadas de voz e 488.558 conexões de 0,55MB. No Brasil, na primeira partida de cada uma das 12 arenas que sediam o mundial, foram feitas cerca de 1 milhão de ligações de telefonia celular e 7,6 milhões de comunicações de dados, incluindo envio de e-mails, imagens e mensagens multimídia. Esse tráfego de dados equivale ao envio de mais de 7 milhões de fotos, com tamanho médio de 0,55MB.

Transmissão de dados De acordo com o diretor-geral da Vivo, Paulo César Teixeira, o foco maior dos usuários é na transmissão de dados. “Montamos uma sala de guerra que começa a monitorar o fluxo nas estações dos estádios três horas antes do jogo e uma hora depois do fim da partida. Para isso, temos parceiros com experiência em grandes eventos somados às nossas equipes. São 800 profissionais na Copa e o monitoramento é preciso”, diz. Ele explica que a preocupação foi atender a um público que, além de assistir aos jogos, quer compartilhar sua experiência. Todo mundo vira câmera ou fótografo das partidas”, observa.

Na primeira fase do Mundial, a rede para chamadas telefônicas registrou um total de 2,8 milhões de ligações nas 48 partidas da fase de grupos. Os dados demonstram um comportamento típico dos usuários em grandes eventos, em que o uso do celular para ligações de voz se dá de forma mais intensa na chegada ao local, enquanto o uso de dados é mais elevado no início da partida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)