(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bienal fecha com chave de ouro


postado em 25/11/2013 06:00 / atualizado em 25/11/2013 07:20

Lançamentos e carros antigos estiveram entre os destaques da edição de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Lançamentos e carros antigos estiveram entre os destaques da edição de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Depois de cinco dias, a Bienal do Automóvel de Belo Horizonte se despede com público recorde. Mais de 130 mil pessoas visitaram o Expominas durante o evento, que terminou ontem Na edição anterior, cerca de 120 mil pessoas participaram da mostra. Na bienal, os participantes puderam apreciar de perto joias do setor automotivo, além de participar de discussões sobre a indústria de automóveis e os rumos da mobilidade urbana, sugerindo novas práticas para o setor. Os aficionados por automóveis podem aguardar mais novidades para a próxima bienal de BH, marcada para novembro de 2015.

Na edição deste ano da bienal, uma das novidades foi o estande Plataforma da Inovação Teconológica pela Mobilidade Sustentável, organizado pelos autores do blog Se Meu Carro Falasse, que reuniu cerca de 80 estudantes de cursos técnicos e de engenharia de três instituições de ensino superior em uma competição para eleger a equipe com melhores projetos voltados para mobilidade. Uma comissão visitou um a um os projetos e deu nota em quatro critérios: sustentabilidade, conhecimento, design e empenho.

Os alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) superaram os concorrentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). com quatro projetos voltados para o setor: protótipos de veículos de fórmula SAE e baja, aeroplanos e robôs de combate. “São novas tecnologias para serem aplicadas no mercado de automóveis”, diz o universitário do curso de engenharia eletrônica Luandrey Ribeiro, integrante da equipe responsável pelo carro de fórmula SAE. No projeto, os integrantes conseguiram usar uma peça diferente, que permite aumentar a potência do veículo.

MENOS IMPACTOS
Somou-se à disputa o fórum sobre mobilidade urbana em parceria com o Instituto Horizontes. Com palestras sobre o tema, especialistas e representantes das montadoras debateram soluções para inovar a indústria automotiva e reduzir os impactos no trânsito. A proposta da organização é de que na próxima edição da bienal os programas de desenvolvimento tecnológico conquistem espaço maior interagindo com o fórum de mobilidade. “A indústria está muito atenta à evolução do mercado. Mas é sempre importante ampliar o espaço para inovação, estimulando o crescimento da educação tecnológica”, afirma o coordenador geral da bienal e vice-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Hudson Navarro.

Apesar da entrada de novas atrações, o principal destaque da feira continua sendo a exposição de carros, tanto os de colecionadores quanto importados e os lançamentos das principais marcas do mundo. Mais de 150 veículos foram expostos. Na avaliação do gerente regional de Marketing da General Motors, Fernando Salles, a bienal é um importante espaço para as montadoras apresentarem ao público seus principais produtos, além de colaborar para alavancar as vendas. “É importante para fortalecer a marca, mostrar seu portfólio de produtos. Aproxima o público”, diz. Segundo Salles, as montadoras aproveitam o pós-evento. As concessionárias são procuradas para atender a demanda da bienal. “É o famoso vi, gostei e fechei o negócio”, afirma. Nesta edição, a marca aproveitou os recentes lançamentos da Tracker e do Camaro para expô-los, além do elétrico Volt, com boas vendas nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)