(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turismo cresce em Minas e supera média nacional

Cozinha ganha destaque


postado em 13/12/2012 00:12 / atualizado em 13/12/2012 07:26

A atividade do turismo em Minas registrou crescimento acima da média nacional em números de estabelecimentos, de empregados e remuneração. Segundo balanço apresentado ontem pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, entre 2010 e 2011, o número de empreendimentos formais ligados ao turismo aumentou 5,8% no estado contra expansão média de 5,5% no Brasil e de 4,8% no Rio de Janeiro. Quando se trata da renda média dos trabalhadores empregados na área, a expansão foi de 10,2% no estado contra 9,4% no país e 9,8% em São Paulo.

Os fortes investimentos em infraestrutura ajudam a justificar o bom desempenho, também esperado para os próximos anos. Somente em 2012 foram investidos R$ 10,6 milhões na revitalização de 71 espaços públicos, além de outras medidas como construção de terminais rodoviários em cinco cidades e sinalização em 12 municípios. Para 2013, o ritmo deverá ser mantido, impulsionado principalmente pela realização de grandes eventos no estado.

“Além da Copa das Confederações, teremos a Pré-Jornada Mundial da Juventude Católica e o Congresso Mundial do Café”, lembra Agostinho Patrus. Para fomentar ainda mais o setor são planejadas a estruturação e implementação do Caminho Religioso da Estrada Real, além da promoção internacional de Minas Gerais nos nove países que mais emitem turistas para o estado, entre eles Estados Unidos (1º lugar) e Portugal (2º lugar).

Chefs em Madri A culinária mineira vai ganhar destaque no maior evento de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión, que será realizado entre 21 e 23 de janeiro de 2013 na Espanha, segundo anúncio feito ontem durante o balanço da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur). De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, essa será uma grande oportunidade de projeção da cultura e gastronomia mineiras. “Pela primeira vez chefs que não Alex Atala vão representar o país, e mais o estado”, antecipa o secretário, que lembra que 12 chefs mineiros participarão do encontro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)