(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBC-Br mostra economia se recuperando, diz Votorantim


postado em 14/09/2012 11:38

A alta de 0,42% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em julho na comparação com o mês anterior mostra que a economia do País começa a se recuperar de maneira mais acentuada neste segundo semestre, disse o economista do Banco Votorantim Alexandre Andrade. "O ponto principal é que o resultado mostra que a atividade econômica ganha corpo", disse à Agência Estado.

O economista afirmou que o crescimento do IBC-Br de julho está concentrado nos setores beneficiados pelo governo com incentivos ao consumo e desonerações, como os de automóveis, eletrodomésticos da linha branca e móveis. Mas Andrade disse que nos meses restantes do segundo semestre a tendência é de que o crescimento se espalhe para outros setores da economia. Em agosto, o banco prevê aumento do IBC-Br de 0,8% sobre julho.


Para Andrade, tanto o varejo quanto a produção industrial estão em processo de aceleração. Ele destacou a alta de 1,4% das vendas do varejo de junho para julho, divulgada na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e lembrou que a previsão do Votorantim é de crescimento de 1,5% na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de agosto ante julho.

"O varejo tem mostrado crescimento robusto nas últimas divulgações do IBGE e, com a demanda forte, a indústria vai melhorar", afirmou. "A economia tem fôlego para chegar ao final do ano com crescimento anualizado de 4%."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)