18°/ 28°
Belo Horizonte,
24/ABR/2014
  • (6) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Azul e Trip oficializam fusão e criam 3ª maior empresa aérea do país

Publicação: 28/05/2012 14:55 Atualização: 28/05/2012 16:36

As companhias aéreas Azul e Trip anunciaram na tarde desta segunda-feira a fusão das empresas. Segundo comunicado, será criada uma nova holding que terá David Neeleman, fundador da Azul, como presidente do Conselho de Administração. Ainda não havia detalhes financeiros do negócio disponíveis. Com o objetivo de coordenar a integração das duas aéreas, haverá na holding um comitê, presidido por José Mario Caprioli, presidente-executivo da Trip Linhas Aéreas.

Nesta manhã, o mercado já especulava sobre uma possível fusão entre as duas empresasa, que teria cerca de 14% do mercado brasileiro. A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira.

Se aprovada, a associação confere musculatura para a terceira empresa da aviação brasileira se consolidar no mercado brasileiro. A liderança segue sendo disputada entre TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.

A nova empresa demonstra números expressivos: juntas, atendem 15% do mercado doméstico, somam uma frota de 112 aeronaves – 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR; operam mais de 837 voos diários – nada menos do que 29% de todas as decolagens realizadas a cada dia no Brasil e 316 rotas, totalizando 96 cidades brasileiras servidas. O grupo de colaboradores chega a 8.700 pessoas. Já ao final deste ano, a frota combinada deverá passar o impressionante número de 120 aeronaves.


A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou.  A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a companhia aérea norte-americana SkyWest, com 20% da aérea brasileira, e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.

“A Trip teve um crescimento vigoroso nos últimos anos até chegar à posição que ocupa como uma das maiores companhias regionais da América do Sul. Estamos muito felizes em ter no Conselho de Administração de nossa nova controladora, Azul Trip S.A, José Mario Caprioli, Renan Chieppe e Décio Chieppe. Azul e Trip têm em comum, além da frota de jatos Embraer e turboélices ATR, muitos outros pontos importantes, tais como os valores. Juntos, formaremos um grupo com possibilidades ainda maiores de continuar prestando serviços de transporte aéreo cada vez mais acessíveis e de alta qualidade”, afirma David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da Azul.

“Enxergamos na Azul uma parceira que tem os mesmos ideais e visão de negócios. Como nós, a Azul é uma empresa com foco em segurança, qualidade no atendimento, ótima imagem de marca e que vem crescendo de forma vigorosa e responsável nos últimos anos. Buscaremos disseminar as melhores práticas entre as empresas, visando ampliar nossa competitividade no mercado, mantendo o DNA de alto serviço de ambas”, explica José Mário Caprioli, presidente-executivo da Trip.

Tanto a Trip como a Azul, bem como suas respectivas divisões de carga, Trip Cargo e Azul Cargo, que igualmente vêm tendo um acelerado crescimento nos últimos meses, continuarão operando suas frotas, equipes e marcas de forma independente, até a aprovação da transação pelas autoridades que regulam o mercado e o setor aéreo no Brasil.

Sobre a Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras mudou o panorama da aviação comercial brasileira. Hoje, com mais de 10% de participação no mercado doméstico, consolida-se como a terceira maior empresa ­aérea do País, conectando 48 destinos, 47 cidades, com mais de 400 voos diários. Somando-se às oito
linhas de ônibus, são 52 cidades brasileiras atendidas pela companhia. Atualmente, opera uma frota de 54 aeronaves: são 42 jatos, 32 Embraer 195, 10 Embraer 190 e 12 turboélices, 7 ATR 72-600 e 5 ATR 72-200. São mais de 19 milhões de clientes transportados.

Sobre a TRIP Linhas Aéreas

Com 14 anos de atividade, a Trip conta com a maior frota de ATR em operação no mundo, com 58 aeronaves que operam em 88 cidades do país. É controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros. Atualmente, a frota é composta por: 11 jatos Embraer 190; 9 Embraer 175; 5 turboélices ATR 72-600; 15 ATR 72-500; 1 ATR 72-200; 9 ATR 42-500 e 8 ATR 42-300. 

Com agências 

Tags: celular

Esta matéria tem: (6) comentários

Autor: Betho Vilas
(Cont.)...O Desempenho de umsetor servirá para identificar falhas ou apontar correções de rumo noutro setor da coligada. Neste momento, iniciam-se as guerras internas das duas Cias. Alguns elementos serão inseridos na estrutura da outra para fazer essa inspeção fiscal. Pós essa fase, demissões. | Denuncie |

Autor: Betho Vilas
Todo processo de fusão começa sempre muito bem, DNA prá cá, DNA prá lá, sinergias, valores em comum, parcerias e ideais, são chavões que sempre ouvimos, que por sua vez poderão se transformar em bravatas bem cedo. A dura realidade é quando se começa a comparar os números de desmpenho um com o outro. | Denuncie |

Autor: Heitor Moreira
Tomara que concretize rápido. Assim os voos TRIP poderão pontuar no programa de fidelidade TUDO AZUL. | Denuncie |

Autor: Guilherme
Naa cola da Gol... isto é muito bom para nos passageiros, a concorrência faz bem. Será que vai ter que pagar o lanchinho a bordo? Te cuida Constantino olha o cheiro no cangote.... | Denuncie |

Autor: Marcio mesias
e o usúário leva fumo! | Denuncie |

Autor: Jose Correa
Poderiam agora animar fazer uns voos baratinhos e diretos de SP-BH, ai concorreriam com a verdinha que tem serviços de vendas a bordo. Campinas tá lá no pé do judas. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.