(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador Anastasia anuncia potencial de gás encontrado em Morada Nova de Minas


postado em 22/06/2011 19:42 / atualizado em 22/06/2011 19:48

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o potencial de produção do gás natural encontrado no município de Morada Nova de Minas, na região Central do Estado. Os estudos apontam para um volume estimado entre 176,5 bilhões e 194,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que representa uma capacidade de produção para 25 anos. A expectativa é que a produção do gás se inicie em dois anos.

O governador Antonio Anastasia afirmou que a economia mineira será ainda mais alavancada com a descoberta feita pelo Consórcio Cebasf, liderado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

“Não há dúvida nenhuma do potencial de gás em Minas Gerais, com a confirmação dos estudos feito pelo consórcio. Temos gás em quantidade, economicamente viável e que será uma fonte importantíssima para alavancar as indústrias e a receita do Estado de Minas Gerais, em dois a três anos.

(foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)
(foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)
Então, é uma situação, de fato, muito positiva. Como governador do Estado, estou muito feliz”, disse Antonio Anastasia, durante entrevista.

Revolução

O governador Antonio Anastasia ressaltou que o potencial de produção de gás natural no Estado significará uma revolução econômica, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro e São Paulo, estados que têm no petróleo e no gás uma importante fonte de receita.

“Isso é uma verdadeira revolução econômica. Aqui, passamos a ter a confirmação absoluta que a reserva de gás da bacia do São Francisco é economicamente viável. Sinaliza que teremos em Minas Gerais, felizmente, uma outra grande indústria, que é a indústria do gás, numa região do Estado que ainda sofre com muitos fatores de desigualdade”, reiterou o governador de Minas Gerais.

O gás está localizado numa área com extensão aproximada de 400 km², de um total de 2.918 km² do Bloco 132. Estão em curso os estudos para estabelecer o valor da reserva e a forma mais adequada e econômica de produção e utilização do gás. O insumo pode ser destinado ao uso industrial, residencial e veicular, além da produção de energia (por meio de termelétricas) e de fertilizantes.

Economia para consumidor

De acordo com o diretor comercial da Orteng, Ricardo Vinhas, a área já estudada tem potencial para gerar por dia entre sete e oito milhões de metros cúbicos de gás, volume que representa 20% do consumo de gás do ramal Brasil-Bolívia.

De acordo com ele, a expectativa é que, com o aumento da oferta de gás em Minas Gerais, o consumidor mineiro seja beneficiado com a redução de custos.

“Vamos levar a uma sobreoferta, o que deve, entre outras coisas, provocar a redução do preço do gás. Teoricamente, o preço do gás pode cair”, disse Ricardo Vinhas. Esta é a primeira descoberta de hidrocarbonetos, gás natural, na Bacia do São Francisco. Cerca de 80 colaboradores estão envolvidos no projeto.

Também participaram do anúncio a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o diretor de Mineração e Novos Negócios da Codemig, Marcelo Nassif, o diretor de Óleo e Gás da Orteng, Frederico de Oliveira Macedo, o diretor-presidente da Imetame, Etore Selvatici Cavallieri, e o diretor-presidente da Delp, Petronio Machado Zica.

Novas Pesquisas

A Codemig participou também em consórcio, ao lado da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e parceiros privados, da 10ª Rodada de Licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em dezembro de 2008 e foi vencedora para os Blocos 104, 114, 120 e 127.

Os trabalhos de pesquisa se iniciaram no mês de julho de 2010 e o encerramento do primeiro período exploratório está previsto para julho de 2013. O Bloco 114 situa-se principalmente no município de Pirapora, no Norte de Minas, e o Bloco104 no município de Ibiaí, também no Norte do Estado.

O bloco 120 situa-se principalmente no município de Buritizeiro, no Norte de Minas, e o bloco 127 principalmente no município de Três Marias, na região Central do Estado.

Histórico

A perfuração do poço em Morada Nova de Minas, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, começou em julho de 2010 e a descoberta, em setembro do mesmo ano, foi feita na profundidade de 1.440 metros com queima de gás natural na superfície em teste de formação. O reservatório encontrado é do modelo não convencional, tecnicamente conhecido por “tight gás”, que é o gás natural contido em rochas.

A descoberta foi feita pelo Consórcio Cebasf, responsável pelo Bloco SF-T-132, que reúne a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com 49% de participação, a Orteng Equipamentos e Sistemas (30%), a Delp Engenharia (11%) e a Imetame (10%). Foram investidos R$ 10 milhões nas pesquisas. A Codemig tem participação em mais quatro blocos na Bacia do São Francisco, sendo dois blocos vizinhos ao bloco onde foi realizada a descoberta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)