PREVENÇÃO

Verão e ar-condicionado: como evitar a piora da rinite e da sinusite

Especialista do maior hospital de otorrinolaringologia da América Latina explica como evitar os sintomas causados pela mudança de temperatura

Publicidade

Com a chegada das altas temperaturas, cresce o uso do ar-condicionado nas empresas e, também, em ambientes domésticos. O aparelho pode causar tosse, espirros e coriza, além de aumentar os sintomas em quem sofre com rinite ou sinusite. Isto acontece porque o ar-condicionado resseca as vias respiratórias, inflamando os cornetos nasais, uma pele que fica na parte interna do nariz.

As rinites não alérgicas, aquelas causadas por fatores externos, como o aumento da temperatura, são fortemente impactadas pelo uso do ar-condicionado. “A rinite alérgica é tratada com a imunoterapia, ou seja, a vacina adequada. Já a rinite não alérgica não tem tratamento via vacina e é preciso evitar o que desencadeia a reação”, conta o médico Paulo Mendes Junior, especialista em otorrinolaringologia do IPO, maior hospital do segmento na América Latina.

Já as sinusites são causadas por infecções virais ou bacterianas, e também por reações alérgicas, como as mudanças de temperatura do aparelho. Assim como a rinite, o principal fator é evitar o que provoca a reação alérgica. “O principal é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, isto é fundamental para evitar os sintomas. Com a lavagem o nariz fica limpo, evitando o ressecamento das vias áreas”, explica doutor Mendes Junior.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Outro ponto importante é a manutenção do ar-condicionado. O aparelho deve ser limpo com frequência, os filtros devem ser trocados regularmente, assim como os dutos devem passar por manutenção constante. “Evitar as mudanças de temperatura também é importante, considero que deixar sempre em 23 graus é o ideal”, ensina o especialista.

Tópicos relacionados:

rinite sinusite verao

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay