
Brotoejas no verão: dermatologista dá cinco dicas de cuidados e prevenção
É no verão que a miliária costuma ser mais comun, pois o clima estimula o suor excessivo e o bloqueio das glândulas sudoríparas
Mais lidas
compartilhe
Siga noBrotoeja é o nome popular de miliária, conhecida pelo acúmulo do suor na pele que causa irritação e pode acometer as crianças. Elas surgem, geralmente, na região cervical, abdominal, dorso e braço e o principal sintoma do quadro é a coceira. É nessa época de calor e tempo úmido que ocorre o aparecimento das temidas lesões. Mas será que existe alguma forma de evitar e controlar o problema?
Segundo o dermatologista pediátrico do Grupo Prontobaby, Luiz Menezes, algumas medidas evitam e controlam essa condição, mais recorrente no verão - o clima estimula o suor excessivo e o bloqueio das glândulas sudoríparas. Manter a pele fresca, estar em um ambiente com boa circulação de ar e se atentar a quantidade de suor estão entre as recomendações.
-
21/01/2025 - 09:00 Cinco apostas de nutrição para ter mais bem-estar em 2025 -
21/01/2025 - 17:00 Estudo aponta fatores ligados a dentes frágeis e opacos em crianças -
21/01/2025 - 18:00 Nutricionista dá dicas de lancheiras saudáveis para a volta às aulas
O especialista explica que as brotoejas aparecem porque o corpo precisa manter a temperatura ideal, especialmente em dias quentes. Para isso, utiliza o suor como mecanismo de resfriamento. O líquido eliminado pelas glândulas sudoríparas umedece a pele e, ao evaporar, ajuda a reduzir a temperatura corporal. O vento, seja natural ou por ventilador, acelera esse processo, proporcionando uma sensação de frescor. Por isso, transpirar mais no calor é uma forma de equilibrar a temperatura interna.
- Verão sequinho! Guia completo para lidar com o suor nas altas temperaturas
- Saiba se o melasma e outras doenças de pele são, ou não, agravadas no calor
As brotoejas podem surgir na pele de forma transparente ou vermelha e a diferença entre elas está relacionada ao grau de obstrução das glândulas e à profundidade da inflamação na pele.
Luiz Menezes lista cinco dúvidas comuns sobre o tema:
Quais são as dicas para cuidar das lesões?
O médico explica que usar roupas mais frescas e fazer compressas geladas nas regiões afetadas são formas de amenizar a questão.
Como prevenir que elas apareçam?
Usar roupas leves, evitar produtos gordurosos no corpo e manter a pele fresca são algumas formas de prevenção.
Cremes, loções e filtros solares gordurosos podem causar brotoejas?
Segundo o especialista, sim, uma vez que esses produtos podem obstruir os poros e glândulas sudoríparas da pele, dificultando a saída do suor. Quando o suor não consegue ser liberado adequadamente, ele se acumula na pele, levando ao surgimento da inflamação.
O velho conselho de avó, de usar maisena na água do banho do bebê, ajuda a prevenir as erupções na pele?
Sim, o ingrediente pode aliviar e prevenir irritações, pois tem propriedades calmantes e suavizantes. A maisena, ou amido de milho, é um produto natural e seguro para bebês, quando usado adequadamente.
Em que casos é preciso procurar um pediatra?
Para o dermatologista do Grupo Prontobaby, um profissional deve ser procurado logo no início, para passar todas as orientações necessárias, de acordo com cada caso. Se persistir, se atentar a coloração vermelha, pois pode indicar uma infecção bacteriana secundária.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia