Para saber a real causa do inchaço, é necessário realizar uma consulta médica; somente depois de exames, o especialista pode concluir os fatores que provocaram o inchaço -  (crédito: Freepik)

Para saber a real causa do inchaço, é necessário realizar uma consulta médica; somente depois de exames, o especialista pode concluir os fatores que provocaram o inchaço

crédito: Freepik

Em algum momento, você pode sentir que suas meias ou calças estão mais apertadas. Uma das possíveis causas para isso é o inchaço nas pernas, também conhecido como edema periférico.

Essa condição, na maioria dos casos, é causada pela retenção de líquidos nos tecidos dos membros inferiores, explica o angiologista e cirurgião vascular Fábio Rocha.

O que é inchaço nas pernas?

Em estado normal, as veias possuem válvulas que ajudam o sangue a circular. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue não circula e fica aprisionado nas pernas, provocando inchaço, explica o angiologista.

“Esse tipo de acúmulo pode acontecer quando a pessoa passa por longos períodos em pé ou sentada. Também pode ser um sinal de que o corpo está acima do peso, de que não faz exercícios físicos suficientes ou até de condições médicas mais graves”, diz Fábio Rocha.

Sintomas e causas

Para saber a real causa do inchaço, é necessário realizar uma consulta médica. Somente após exames e uma avaliação, o especialista pode concluir os fatores que provocaram o inchaço e consequentemente determinar a melhor opção de tratamento.

 

O cirurgião vascular explica que existem várias possíveis causas para o edema. Algumas merecem destaque:

  • Insuficiência cardíaca congestiva: ocorre quando o coração está fraco demais para bombear o sangue, levando ao acúmulo de líquido, principalmente nas pernas
  • Varizes e insuficiência venosa crônica: essa condição acontece quando as veias das pernas não estão em bom funcionamento, e assim não mantêm o retorno do sangue ao coração de forma adequada
  • Trombose venosa profunda: também conhecida pela sigla TVP, ela significa que há um coágulo de sangue em uma veia da perna. Esse coágulo pode romper e ir para o pulmão. Quando isso acontece, pode ser fatal. As pernas inchadas são um dos sintomas dessa condição
  • Outras doenças que fazem as pernas inchar são: gota; bursite de joelho; osteoartrite e artrite reumatoide. Lesões, distensões, entorses e ossos quebrados também provocam essa reação no corpo

O cirurgião lembra ainda que o inchaço ainda pode estar associado a problemas renais e efeitos colaterais de medicamentos prescritos. No caso das mulheres, a partir do terceiro mês de gestação, o estado pressiona as veias das pernas, diminuindo a circulação de sangue, além de alterações hormonais e aumento do volume sanguíneo. 

Tem como prevenir?

A prevenção do edema periférico pode ser realizada com pequenas atitudes no dia a dia, orienta Fábio. Algumas delas são:

  • Evitar alimentos muitos salgados
  • Realizar atividades físicas
  • Evitar excesso de bebidas e comidas
  • Controlar o peso corporal
  • Usar roupas largas e confortáveis
  • Se você trabalha sentado, levantar e caminhar um pouco, a cada duas horas. Se trabalhar em pé, faça pausas de 15 minutos, sentando a cada duas horas
  • Procure ficar em ambientes arejados, pois o calor ajuda a aumentar o inchaço

O angiologista ressalta ainda que em caso de viagens longas de avião ou ônibus, procure sentar-se na primeira fila ou de preferência em algum local que haja mais espaço para mover as pernas. Outra dica é levantar e andar pelo corredor a cada duas horas.

Tratamento

O tratamento para inchaço nas pernas varia de acordo com a causa, sendo que o foco mais importante é cuidar da doença-base que gerou o quadro clínico.

Leia também: Calor intensifica sintomas de peso nas pernas, inchaço e sensação de pernas cansadas

Alguns métodos podem envolver o uso de medicamentos, uso de meias de compreensão e até elevar os pés acima do nível da cabeça para ajudar na drenagem do sangue.

Mas lembre-se de que o tratamento será sempre indicado por um cirurgião vascular e angiologista, de forma individual para cada paciente.