É fundamental que os pacientes diabéticos estejam atentos às suas necessidades nutricionais durante o carnaval, equilibrando diversão, responsabilidade e saúde -  (crédito: Reprodução)

É fundamental que os pacientes diabéticos estejam atentos às suas necessidades nutricionais durante o carnaval, equilibrando diversão, responsabilidade e saúde

crédito: Reprodução

À medida que o carnaval se aproxima, é hora de lembrar os cuidados que os foliões devem adotar antes de se jogar em festinhas e blocos. A recomendação se aplica a todos os tipos de pessoa, mas portadores de diabetes devem ficar especialmente atentos ao nível glicêmico durante as festividades. Especialista em endocrinologia, Leandro Manhães mostra como garantir que a celebração seja marcada pela alegria, sem negligenciar a importância da saúde.

Antes de tudo, a pessoa deve ficar atenta a mudanças drásticas no dia a dia durante o período.“A princípio, acredito que a quebra de rotina saudável seja a questão mais difícil. Para isso, seria necessário um empenho maior em organizar-se”, destaca Leandro. “Em especial, para os diabéticos, a prudência é imperativa nessa época, para que maiores problemas sejam evitados."

Diante da agitação e da diversidade de opções alimentares encontradas em eventos carnavalescos, a organização e o planejamento são aliados dos pacientes diabéticos. “Levar alimentos de casa pode ser uma alternativa”, diz Leandro. A recomendação do especialista é evitar passar do horário das refeições e manter-se hidratado constantemente, além de ficar atento aos níveis glicêmicos.

Leandro fala sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, que implica em riscos para os diabéticos, principalmente devido ao perigo de hipoglicemias severas. "A hipoglicemia também pode ocorrer nos que exageram na folia, onde o gasto energético é muito maior. Para isso, recomenda-se alimentar-se adequadamente antes e sempre levar uma bala ou algum doce para situações emergenciais em que se torna necessário lançar mão de um alimento que forneça energia rápida."

Leia: Alimentação adequada pode contribuir no tratamento da dor crônica

É fundamental que os pacientes diabéticos estejam atentos às suas necessidades nutricionais durante o carnaval, equilibrando diversão, responsabilidade e saúde. Além disso, Leandro ressalta que, mesmo em meio às festas, não se deve esquecer do básico: a continuidade das medicações. "Não pode ser esquecido o básico, que são as medicações, que de forma alguma devem ser interrompidas durante o período."