Uma urna eletrônica foi substituída na manhã deste domingo (4/10) em uma seção eleitoral de Candelária (RS), após a tecla de número "3" ser danificada. A Justiça Eleitoral informou que o incidente ocorreu por volta das 8h30 na seção 33, localizada na Escola Eveline da Fonseca.
Segundo Rodrigo Collar, chefe do Cartório Eleitoral do município, a suspeita é que cola tenha sido usada de forma intencional no equipamento, o que causou o travamento da tecla. O problema impedia que os eleitores concluíssem a votação, já que o botão não respondia aos comandos.
Leia Mais
-
Urnas eletrônicas terão mudança para orientar ordem de votação
-
Eleições 2026: pode entrar com celular na cabine de votação?
Uma equipe do Cartório Eleitoral e o juiz Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes foram ao local para avaliar a situação. A votação foi brevemente paralisada para a troca do aparelho por uma urna de contingência, sendo normalizada pouco depois. No total, 550 eleitores votam na seção.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Rio Grande do Sul (TRE-RS) garantiu que os votos registrados na urna danificada antes da substituição não serão perdidos. As forças policiais não precisaram ser acionadas para a ocorrência, de acordo com a Brigada Militar.
A Justiça Eleitoral abrirá uma investigação para apurar as circunstâncias do problema e confirmar se houve interferência deliberada no equipamento.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
