ELEIÇÕES 2026

Aécio Neves não vai disputar nenhum cargo nas eleições deste ano

Ex-governador de Minas Gerais aparecia no topo das pesquisas de intenção de voto para o Senado no estado

Publicidade
Carregando...

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) anunciou nesta terça-feira (4/8) que não vai disputar as eleições deste ano. Ele aparecia no topo das pesquisas para o Senado em Minas, ao lado da ex-prefeita de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Marília Campos (PT).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"A política, como a vida, é feita de acertos e desacertos, de vitórias e derrotas. E é construída também pelas circunstâncias e pelas prioridades que escolhemos. É com esse espírito que eu compartilho com vocês a decisão de, após todos esses anos, não ser candidato a nenhum cargo eletivo nas eleições de 2026", escreveu Aécio, em nota à imprensa.

Ele relatou que a decisão "foi especialmente difícil", mas optou por priorizar a atuação nos bastidores no "fortalecimento do centro democrático". Ele é o presidente nacional do PSDB.

Aécio não será candidato

"A minha prioridade, a partir de agora, é liderar, como presidente nacional do PSDB, função que continuarei exercendo, ao lado de tantos brasileiros que pensam como eu, um novo e vigoroso projeto de Brasil, liberal na economia, inclusivo no campo social, responsável na gestão fiscal e pragmático na defesa dos interesses do país ao redor do mundo", seguiu.

Aécio ainda criticou "a ruína e o martírio" da polarização na disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) e disse que deseja construir um outro projeto de país.

Porém, destacou: "Essa decisão não significa, no entanto, uma despedida da vida pública, das futuras disputas eleitorais e, muito menos, um distanciamento das causas que sempre defendi e continuarei defendendo."

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O deputado federal e ex-governador de Minas Gerais foi cortejado por diferentes projetos no estado. Nas últimas semanas, esteve mais próximo de ser lançado como senador na chapa do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT), que será candidato ao governo. 

Tópicos relacionados:

aecio-neves eleicoes-2026 psdb senado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay