Irmã de Ricardo Nunes é presa ao ser identificada pelo Smart Sampa
Janaina Reis é condenada por embriaguez ao volante, desacato e lesão corporal. Sistema de câmeras utilizado na captura foi implantado e defendido pela Prefeitura da capital paulista
compartilhe
SIGA
Janaina Reis Miron, advogada e irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi presa nessa quinta-feira (15/1). Ela foi identificada por meio do Smart Sampa, sistema de monitoramento implementado e defendido pela Prefeitura da cidade.
Imagens que levaram à prisão de Janaina, de 49 anos, foram captadas em uma Unidade Básica de Saúde, em Veleiros. Dois mandados de prisão estavam em aberto contra a advogada: desacato a policiais e embriaguez ao volante, e lesão corporal contra o filho.
- 'Meu beijo vai te viciar': Nunes dança até o chão e simula luta com espada
- Ricardo Nunes é gravado cantando 'gás de pimenta na cara de vagabundo'
No primeiro caso, ocorrido em 2022, Janaina foi flagrada embriagada enquanto dirigia pela rodovia SP 209. No momento da abordagem, ela teria tentado intimidar os policiais afirmando que o marido era capitão da polícia.
Já no segundo caso, ocorrido em 2014, ela teria agredido o filho, então com onze anos, com mordidas, batidas de cabeça contra a parede, puxões de cabelo e arremesso de objetos. Segundo denúncia do Ministério Público de São Paulo, ela fazia uso abusivo de bebidas alcoólicas e costumava agredir os filhos.
Leia Mais
Janaina era procurada pela polícia desde 2024, quando foi condenada. De acordo com o UOL, ela e o prefeito Ricardo Nunes não tinham contato há pelo menos quinze anos.
Smart Sampa
O sistema de monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas foi contratado pela Prefeitura de São Paulo em 2023. São cerca de 30 mil equipamentos espalhados pela cidade, utilizando reconhecimento facial para flagrar delitos e suspeitos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em fevereiro de 2025, a Prefeitura chegou a inaugurar um painel no centro da cidade para exibir o número de pessoas presas com o auxílio do Smart Sampa. Segundo a gestão municipal, mais de 1,6 mil foragidos foram detidos a partir de imagens captadas pelo sistema.