PRIMEIRO TURNO

Câmara de BH vota PL para enviar pessoas em situação de rua às suas cidades

Projeto de Lei recebeu parecer desfavorável da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor

Publicidade
Carregando...

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) vota nesta terça-feira (11/11), em primeiro turno, o projeto de lei que institui o programa "De volta para Minha Terra", que pretende facilitar o direcionamento de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O PL 227/2025, de autoria do vereador Vile Santos (PL), é destinado a pessoas em vulnerabilidade social que apresentem “vínculo familiar ou comunitário com o local de destino”. A ideia é que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ofereça apoio, seja na emissão de documentos ou na própria viabilização do transporte, para que os interessados deixem a capital.

O texto vai a Plenário na tarde desta terça e precisa do voto favorável de 21 dos 41 parlamentares (maioria absoluta) para avançar em primeiro turno. Na etapa anterior, o PL recebeu parecer desfavorável da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor.

Higienismo?

Conforme o relator do PL na comissão, o vereador Pedro Patrus (PT), o texto apresenta “sérias fragilidades estruturais” e “abre espaço para práticas de viés higienista”.

Ele argumenta que a ideia de “enviar” as pessoas em situação de rua para outras cidades apenas busca invisibilizar o problema e “pode se transformar em instrumento de remoção social”, mas não enfrenta as causas estruturais que levam as pessoas a ficar sem habitação.

O parecer ainda questiona o diagnóstico do vereador. No texto do PL, Vile afirma que uma pesquisa da PBH diz que 30% das pessoas em situação de rua buscam retornar às cidades de origem, mas o texto da Comissão de Direitos Humano retruca: “A proposição não apresenta estudos técnicos ou populacionais que comprovem lacunas nos serviços já existentes ou demonstrem a relevância e a originalidade da norma frente às políticas em vigor”.

Por fim, o parecer de Patrus cita políticas já praticadas pela PBH que são semelhantes à proposta do vereador do PL, como a concessão de passagens rodoviárias para retorno ao município de origem em determinados casos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Por outro lado, os pareceres das comissões de Legislação e Justiça, Administração Pública e Segurança Pública e Orçamento e Finanças Públicas foram pela aprovação do projeto.

Tópicos relacionados:

bh cmbh

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay