JUSTIÇA

Bolsonaro mostra tornozeleira e dispara: 'símbolo da máxima humilhação'

Ex-presidente reclamou da sanção alegando que 'não roubou, não desviou recursos, não matou ninguém e não traficou ninguém'

Publicidade
Carregando...

O ex-presidente Jair Bolsonaro exibiu pela primeira vez, nesta segunda-feira (21/7), a tornozeleira eletrônica que foi ordenada como medida cautelar pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus", afirmou em discurso a apoiadores e a imprensa.

A Suprema Corte impôs que o ex-presidente usasse o aparelho de monitoramento 24h, além de restrição a manter contato com outros investigados e réus em buscar apoio com governo estrangeiro para intervir no Brasil e a proibição de usar as redes sociais.

Um das queixas do ex-presidente é de que a decisão o impede de manter contato com o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos atuando em prol de sanções a Moraes, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Brasil.

O contato com embaixadores ou representantes estrangeiros, além da aproximação de embaixadas também está proibida.

A determinação ocorreu após a Procuradoria-Geral da República apontar risco de fuga do Brasil, além de intimidação de ministros do STF e de policiais federais. Em 2024, Bolsonaro chegou a passar algumas noites na embaixada da Hungria, dias após a apreensão de seu passaporte; no mesmo ano, ele afirmou que não descartava se refugiar em uma embaixada caso fosse condenado.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay