Tarifaço de Trump faz aprovação de Lula subir, aponta AtlasIntel
Segundo o levantamento, a desaprovação do petista é de 50,3% dos brasileiros. Pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de julho
compartilhe
Siga no
Levantamento divulgado nesta terça-feira (15/7) pela AtlasIntel mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou positivamente e subiu 2,6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada no fim de junho, passando de 47,3% para 49,9%. Já a desaprovação do petista é de 50,3% dos brasileiros.
O crescimento na aprovação ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros importados e o governo brasileiro reagir ao "tarifaço".
- De olho em julgamento de Bolsonaro, governo Trump faz nova ameaça ao Brasil
- Eduardo Bolsonaro volta a pedir punição de Trump para Moraes
Em resposta, Lula assinou o decreto da Lei da Reciprocidade, que estabelece critérios de proporcionalidade para medidas de resposta a barreiras impostas a produtos e interesses nacionais.
PESQUISA ATLAS-BLOOMBERG
— AtlasIntel BR (@atlaspolitico) July 15, 2025
1?? Aprovação do presidente Lula após as tarifas de Trump sobre o Brasil
????Desaprovo: 50,3% (-1,5)
???? Aprovo: 49,7% (+2,4)
A aprovação do presidente Lula manteve a tendência de melhora em meio às tarifas de Trump sobre produtos brasileiros. A aprovação… pic.twitter.com/rDRDNoFl8L
Leia Mais
Pela nova norma, o Brasil poderá aplicar a cidadãos e governos estrangeiros o mesmo tratamento que receber do exterior, abrangendo questões comerciais, concessão de vistos, relações econômicas e diplomáticas.
Este é o maior índice de aprovação de Lula registrado pela AtlasIntel desde outubro de 2024, quando o petista marcou 50,7%.
Avaliação do governo
Quando questionados sobre a gestão federal, 49,4% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo, enquanto 43,4% consideraram ótimo ou bom. Outros 7,2% avaliaram a administração como regular.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias relevantes para o seu dia
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, por meio de questionários on-line. Ao todo, foram ouvidas 2.841 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.