Zambelli diz ter deixado o Brasil após condenação pelo STF e risco de prisão
Em maio, parlamentar foi condenada pelo STF por ter comandado invasão ao sistema institucional do CNJ, com ajuda de um hacker
compartilhe
Siga no
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Condenada a dez anos de prisão, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) disse nesta terça-feira (3) ter deixado o Brasil.
Ela afirmou estar na Europa, onde, segundo ela, tem cidadania de um país do continente.
No último dia 9 de maio, a parlamentar foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) sob acusação de ter comandado invasão aos sistemas institucionais do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com o auxílio do hacker Walter Delgatti. O objetivo seria emitir alvarás de soltura falsos e provocar confusão no Judiciário.
- Zambelli se vê abandonada por Bolsonaro: 'Esperava retribuição e amizade'
- "Estou com depressão", diz Zambelli após Bolsonaro culpá-la por derrota
- Carla Zambelli tem mandato cassado por decisão do TRE
No entendimento dos ministros do STF, a deputada, que foi a face do bolsonarismo no Congresso até cair no ostracismo logo depois das eleições de 2022, orientou o hacker Walter Delgatti a invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para forjar documentos falsos, entre os quais um mandado de prisão para o ministro Alexandre de Moraes, e causar tumulto político no país.
A deputada, que nega as acusações, disse em entrevista à Folha no mês passado ter medo do que poderia acontecer com ela na prisão.
Leia Mais
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
"Eu tenho um pouco de receio das outras mulheres na cadeia, né? Porque eu nunca sei o que vou encontrar, mas eu também luto, então não tenho medo de apanhar. O maior problema é ficar longe da família", diz a deputada, relatando temer por sua saúde.