LEGISLATIVO

PT se reúne com candidato à presidência da Câmara apoiado por Lira

Hugo Motta é o nome cotado por Arthur Lira e também deve receber o apoio do partido de Bolsonaro

Publicidade

O deputado federal e vice-líder do governo, Rogério Correia (PT-MG), foi às redes sociais pouco depois da bancada se reunir com o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) nesta quarta-feira (30/10), para afirmar que nenhum dos postulantes à presidência da Casa é "conivente com ideais golpistas".

"Hoje e nos últimos dias, a bancada do PT esteve com todos os candidatos e firmou junto a eles o compromisso dessa defesa. Felizmente, Antônio Britto (PSD), Elmar Nascimento (União) e Hugo Motta (REP) não são coniventes com ideais golpistas", afirmou o petista. Ele também disse que o presidente deve ter qualidades e defeitos, mas um "princípio é óbvio: defender a democracia e o próprio parlamento".

Apesar de ter se reunido com os três postulantes ao cargo, o Partido dos Trabalhadores ainda não declarou apoio a nenhum candidato, nem a Motta, nem com Antonio Brito (PSD-BA), nem a Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

O atual presidente Arthur Lira (PP-AL) anunciou, após muita negociação nessa terça-feira (29/10). apoio à candidatura do paraibano. Lira afirmou em diversos momentos que buscava repetir na eleição para o seu sucessor um cenário parecido com o da sua eleição em 2023, no qual foi apoiado tanto pelo PT, quanto pelo PL.

O Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, já está encaminhando o apoio ao deputado do Republicanos, segundo afirmou o líder da legenda na Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ).

Em setembro, lideranças do PL teriam condicionado apoio à presidência da Casa a colocar em votação o projeto de lei que prevê anistiar os bolsonaristas detidos pelos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Contudo, Bolsonaro negou que esse seja um critério para que a sigla declare apoio a algum candidato.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Para que um deputado federal seja eleito presidente da Câmara é necessário que haja um quórum mínimo de 257 de 513 parlamentares. Para ganhar basta ter a maioria absoluta dos votos. No caso em que há mais de dois concorrentes, os dois mais votados disputam um segundo turno.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay