
CCJ da Câmara desengaveta plebiscito sobre redução da maioridade penal
Análise do texto pode ocorrer antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 17 de julho
compartilhe
Siga noA presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados Caroline De Toni (PL-SC) desengavetou um projeto que propõe a realização de um plebiscito para considerar a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos.
Em 5 de junho, a deputada bolsonarista designou o deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE) para ser o atual relator do Projeto de Decreto Legislativo de Referendo ou Plebiscito (PDC), que tramita em caráter de prioridade na Câmara. A expectativa é que o texto seja apreciado antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 17 de julho.
26/06/2024 - 07:41 STF decide critérios que diferenciam usuário e traficante nesta quarta 26/06/2024 - 08:53 PEC das Drogas: Lira diz que Câmara tem 'maioria razoável' a favor 26/06/2024 - 08:55 DF é principal opção de Michelle Bolsonaro para iniciar carreira política
O desengavetamento é visto como uma ofensiva na tentativa de acenar aos parlamentares da extrema-direita que integram o colegiado. A liderança da comissão pela deputada do PL é vista com incômoda por deputados ligados ao governo Lula 3, que consideram que a CCJ tem privilegiado pautas da chamada agenda ideológica.
Em maio, após tomar posse da presidência, a deputada afirmou que "não fugirá de pautas polêmicas que a direita tem como bandeira"
O PDC 1002, de autoria do ex-deputado Robson Tuma, foi apresentado em novembro de 2003 e, desde então, já teve três relatores e foi arquivado e desarquivado quatro vezes. Segundo o texto, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral e aos tribunais eleitorais regionais a realização de consulta popular.
Em 2015, foi aprovada uma emenda à constituição na Câmara que propunha a redução da maioridade penal para 16 anos, proposta pelo ex-deputado Benedito Domingos. Quando o texto foi para o Senado, no entanto, não seguiu a tramitação e foi arquivado em 2022.