Pacheco se reuniu com deputados mineiros que fazem oposição ao Governo Zema -  (crédito: Divulgação/ Rodrigo Pacheco)

Pacheco se reuniu com deputados mineiros de Centro e Direita

crédito: Divulgação/ Rodrigo Pacheco

Cotado como pré-candidato ao governo de Minas em 2026, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), é hoje o principal articulador das bancadas mineiras na Câmara e na Assembleia Legislativa para tratar dos problemas do estado e das demandas da oposição e da base do governador Romeu Zema (Novo). Em dois dias consecutivos, ele recebeu deputados de oposição e aliados do chefe do Executivo.


Enquanto Zema tem dificuldade em dialogar, principalmente com a União e com a bancada de oposição, o senador tem bom trânsito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é hoje o interlocutor mais importante com o Palácio do Planalto para as tratativas em torno da dívida de Minas com a União, estimada em R$ 160 bilhões, segundo dados do Tesouro Nacional de março de 2023, maior problema do governo de Minas.


 

Na segunda-feira e nesta terça (5/3), Pacheco recebeu uma comitiva de deputados estaduais mineiros para discutir a dívida de Minas Gerais com a União, além de demandas dos municípios mineiros. Dessa vez, ele se reuniu com deputados da base de Zema. Na segunda-feira, ele se encontrou com a bancada de oposição. E, nos próximos dias, deve se reunir com Zema e com o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), também para discutir o endividamento do estado e o acordo de refinanciamento dos débitos.

 

Senador Rodrigo Pacheco se reuniu com deputados mineiros que fazem oposição ao governo Zema

Senador Rodrigo Pacheco se reuniu com deputados mineiros que fazem oposição ao governo Zema

Divulgação/ Rodrigo Pacheco


De acordo com o senador, o principal assunto das conversas é a repactuação da dívida, além da preocupação que causa em todos os mineiros, que tem que ser definida até o dia 20 de abril, caso contrário o estado terá que voltar a pagar as parcelas da dívida, colocando em risco o apertado caixa do estado. “Reafirmei aos parlamentares, em razão da urgência, que o tema será tratado com a prioridade necessária, nas próximas semanas, com a participação de todos os envolvidos na busca pela solução desse problema que aflige todos os mineiros”, declarou Pacheco.


O governo de Minas aguarda uma posição do Ministério da Fazenda sobre a proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) que Zema tentou, sem sucesso, aprovar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta de repactuação da dívida apresentada por Rodrigo Pacheco prevê a elaboração de uma espécie de Refis para os estados, acompanhado de medidas como a federalização das empresas públicas estaduais, a antecipação do crédito de Minas que possui com a União, em razão de acordo pela compensação de perdas financeiras decorrentes da Lei Kandir, que desonerou a exportação de commodities, impactando significativamente a arrecadação do estado, um dos maiores exportadores de minério do ferro do país.


Além disso, a proposta prevê a cessão dos créditos da ação judicial movida contra as mineradoras envolvidas nos rompimentos de barragens de Mariana e Brumadinho para a União, com a condição de que os recursos sejam aplicados em Minas. A iniciativa já foi apresentada ao presidente Lula, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente da ALMG, e ao governador.


Rodrigo Pacheco também avaliou com os parlamentares outras demandas dos municípios de Minas. “Entre as questões levantadas pelos parlamentares, estão o fortalecimento do agronegócio mineiro, investimentos nas rodovias, no transporte público e na saúde”, destacou.