Presidêcia da República e a primeira-dama estavam na residência oficial no momento da invasão -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)

Presidêcia da República e a primeira-dama estavam na residência oficial no momento da invasão

crédito: Ed Alves/CB/DA.Press

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula, estavam no Palácio da Alvorada na manhã deste sábado (24/2), quando houve a tentativa de invasão da residência oficial da Presidência da República. Depois do tumulto, a movimentação voltou ao normal no Palácio.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a tentativa de invasão. A corporação iniciou as diligências para esclarecer as circunstâncias envolvendo a entrada, sem autorização, de um indivíduo conduzindo um automóvel nas proximidades.

Leia também: Lideranças do bolsonarismo temem perder controle sobre manifestantes em ato

O diretor-geral da Polícia Federal determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração do inquérito policial, tendo em vista a competência da instituição na segurança presidencial. Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa.

De acordo com nota oficial divulgada pelo governo, a Polícia Federal aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando os detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações.

 13/11/2002. Credito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Espelho d'agua e a fachada do  Palacio da Alvorada.
Espelho d'agua e a fachada do Palacio da Alvorada (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Motorista fugiu

As diligências iniciaram logo após um carro, modelo Ford Ka, acelerar e invadir as proximidades do Palácio. O motorista, de acordo com informações obtidas pelo Correio, começou a empreender velocidade na altura do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, e conseguiu romper a barreira de segurança que impede a aproximação de pessoas não-autorizadas.

O veículo avançou até a guarita do Alvorada e foi atingido por disparos feitos pelos seguranças que estavam no local, do Exército e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Mesmo com os pneus perfurados, o motorista conseguiu sair do local e fugir.