Netos homenageiam avó de 100 anos com tatuagem especial
Netos e bisneta eternizam em tatuagens a assinatura de Esther Neofiti, que completou 100 anos, e transformam o centenário dela em uma homenagem emocional
Netos tatuaram nome da avó, na caligrafia dela, em homenagem aos 100 anos de dona Esther - (crédito: Reprodução / Instagram)
crédito: Reprodução / Instagram
Uma moradora de São José do Rio Preto (SP) que completou 100 anos nessa quarta-feira (10/12) recebeu uma homenagem especial e inesperada de sete netos e uma bisneta. Para celebrar o centenário de Esther Neofiti, os familiares decidiram tatuar a assinatura da matriarca — transformando carinho, gratidão e orgulho em uma marca para a vida inteira.
A comemoração ocorreu no sábado (6/12), de forma antecipada. O desejo de homenagear a avó era antigo, mas só ganhou forma entre os netos Elaine Lima, Davi de Martini, André Borges, Fábio Faria, Roberta Martini, Renata Marcondes, Érika Lima e pela bisneta Laura Lima.
A ideia partiu de Davi, que inicialmente queria tatuar apenas a letra “E”. Mas, ao pedir que a avó escrevesse a inicial em um papel, Esther registrou o nome completo. O grupo percebeu imediatamente que a letra firme e caprichada era inconfundível — e decidiu eternizar a assinatura inteira.
“Nós, netos, quisemos fazer uma tatuagem para homenageá-la. E no último domingo nos reunimos no studio do Denis, cujo trabalho é muito top e foi o escolhido, merecidamente, para eternizar nosso importante momento! Melhor ainda: levamos a homenageada conosco!! Pedimos que ela assinasse o nome (ela tem a letra muito fofa), e o profissional reproduziu a assinatura direitinho: parece que foi ela mesma que escreveu em cada um!”, narrou a neta Elaine Lima em uma publicação no Instagram.
“Um feito histórico por vários motivos - um deles é que essa foi a primeira tatuagem para dois dos netos. Na verdade, uma coletânea de feitos históricos: tatuagens de homenagens, 100 anos, a vó com suas pérolas de sempre. Para todos nós foi uma divertida, agradável e no mínimo diferente manhã de domingo”, destacou.
A reação da matriarca foi de surpresa e emoção. Segundo a família, Esther ficou tocada ao saber que sua caligrafia viraria tatuagem nos netos. “Ela sorria e dizia: ‘Olha só o meu nome…’”, narrou Elaine ao g1. O momento, segundo todos, foi emocionante.
Além da assinatura, a bisneta Laura tatuou uma ilustração de Esther jogando baralho — atividade preferida da aniversariante. O desenho foi baseado em uma foto da idosa concentrada em uma partida de buraco.
Uma vida fora dos padrões
De origem italiana, Esther nasceu em Poços de Caldas, no Sudoeste de Minas. Aos 18 anos, se casou com Ludgero Borges, com quem teve quatro filhas. Hoje, soma oito netos, nove bisnetos e dois tataranetos.
Para os familiares, ela nunca foi uma avó “convencional”. Trabalhou fora por toda a vida, em especial como telefonista em hotéis, função na qual se aposentou. Ao longo da carreira, conheceu personalidades marcantes — entre elas, o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Também sempre foi considerada uma mulher à frente do seu tempo. Aos 18 anos, fez sua primeira tatuagem, em homenagem ao marido, algo incomum para mulheres da época.
“Ela própria foi a precursora das tatuagens na família. Minha avó sempre pensou diferente, sempre foi ‘fora da caixinha’”, contou Elaine. Corinthiana apaixonada, Esther costumava frequentar o estádio uniformizada para assistir aos jogos do time.
A celebração do centenário reuniu familiares de cidades próximas e amigos vindos de Poços de Caldas. Mesmo cansada, a aniversariante fez questão de participar de tudo.
Ela chegou a enfrentar problemas com alcoolismo, mas conseguiu se libertar. "Agora sou capaz de acordar com um propósito, sabendo que pessoas ao redor do mundo gostam de me ver", celebrou.
reprodução/@legendary_glamma
Criada pelos avós, Margret Chola teve sua educação interrompida aos 12 ou 13 anos devido a dificuldades financeiras e foi obrigada a se casar com um homem mais velho.
reprodução/@legendary_glamma
O projeto fez tanto sucesso que gerou oportunidades profissionais para Kaumba, com outras netas a procurando para estilizar suas avós.
reprodução/@legendary_glamma
Outros acessórios reforçam as raízes culturais de Chola, como o rádio que carrega consigo durante o dia, o bastão de madeira usado para preparar alimentos, um cachimbo, uma xícara de chá, entre outros.
reprodução/@legendary_glamma
Em uma foto intitulada "GOAT" (abreviação para Melhor de Todos os Tempos, em inglês), ela posa ao lado de uma cabra (que é "goat", em inglês) adornada com suas pérolas favoritas.
divulgação/Luxury Media Zambia
Os looks de Chola variam de homenagens às cores da bandeira da Zâmbia a combinações ousadas, como um top com lantejoulas e acessórios chamativos.
divulgação/Luxury Media Zambia
Margret, que não sabe sua idade exata por não ter certidão de nascimento, ficou surpresa com tanto carinho internacional.
reprodução/@legendary_glamma
Em abril de 2024, a "Granny Series" ganhou destaque global com imagens de Margret usando um vestido vermelho da Adidas, joias douradas e uma coroa brilhante, conquistando admiradores ao redor do mundo.
reprodução/@legendary_glamma
A neta contou que inicialmente ficou nervosa ao postar as primeiras fotos da avó, mas bastaram 10 minutos para a publicação passar de mil curtidas.
divulgação/Luxury Media Zambia
Dona Margret Chola é frequentemente fotografada ao ar livre em cenários rurais, exibindo sua elegância em meio a plantações e construções de tijolos, com direito à sofá de couro e tudo.
divulgação/Luxury Media Zambia
Segundo a neta, a ideia era registrar a avó em seu "ambiente cotidiano". A idosa vive em um vilarejo de 10 Miles, ao norte de Lusaka, capital da Zâmbia.
reprodução/@legendary_glamma
Diana Kaumba combinou o top da avó com um "chitenge" — um tradicional tecido estampado usado na cintura — e vestiu Margret Chola com seu primeiro look: um elegante conjunto prateado.
reprodução/@legendary_glamma
"Você vai sentir minha falta quando eu morrer, e pelo menos assim você terá algo para se lembrar de mim", completou.
divulgação/Luxury Media Zambia
"Eu não estava fazendo nada no momento, então simplesmente disse: 'OK. Se é isso que você quer fazer, vamos fazer – por que não?'", disse a avó.
reprodução/@legendary_glamma
Ao perceber que não havia usado todas as roupas planejadas para a viagem, Diana teve uma ideia inusitada: perguntou à sua avó (chamada de Mbuya na língua bemba) se ela gostaria de experimentar algumas das peças.
divulgação/Luxury Media Zambia
A inspiração para o projeto surgiu durante uma viagem à Zâmbia, na qual Diana tinha ido prestar homenagens seu pai, falecido há dois anos.
reprodução/@legendary_glamma
Tudo começou em 2023, quando a neta de Chola, Diana Kaumba, que é estilista em Nova York, lançou a série quinzenal chamada "Granny Series", em parceria com sua avó.
reprodução/@legendary_glamma
"Eu me sinto diferente, me sinto nova e viva com essas roupas, de uma forma que nunca havia sentido antes. Sinto que posso conquistar o mundo!", disse a idosa à BBC.
divulgação/Luxury Media Zambia
A vovó já conquistou o coração de mais de 115 mil seguidores no Instagram, que acompanham suas fotos cheias de charme e diversão.
divulgação/Kooma Jnr
Margret Chola é popularmente chamada de "Legendary Glamma" — uma combinação das palavras "vovó", "glamourosa" e "lendária" em inglês.
divulgação/Luxury Media Zambia
Uma idosa que mora na zona rural da Zâmbia, no sul da África, ganhou fama na internet e se tornou um símbolo de moda e estilo, atraindo elogios e seguidores.
divulgação/Luxury Media Zambia