IGREJA CATÓLICA

Dom Odilo suspende transmissões de missas de padre Júlio Lancelotti

Cardeal de São Paulo determinou pausa em lives e redes sociais; religioso diz que obedece decisão e nega transferência de paróquia

Publicidade
Carregando...

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, determinou que o padre Júlio Lancelotti suspenda as transmissões ao vivo de missas e interrompa, temporariamente, todas as atividades em redes sociais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A decisão também abre a possibilidade de o religioso ser retirado da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, na capital paulista, onde atua há mais de quatro décadas. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

A suspensão das transmissões foi comunicada pelo próprio Lancelotti no último domingo (14), durante uma celebração. As missas vinham sendo exibidas ao vivo pela Rede TVT (TV dos Trabalhadores), mantida por sindicatos, além do portal ICL e do YouTube.

Em declaração, o padre confirmou a orientação do cardeal e afirmou que a medida foi apresentada como um período de recolhimento. “Dom Odilo me pediu para dar um tempo. Ele acha que é uma forma de recolhimento e de proteção”, disse. Questionado sobre concordar com a decisão, respondeu que “tem apenas que obedecer”.

Conhecido pela atuação junto à população em situação de rua em São Paulo, Lancelotti tem sido alvo frequente de críticas de parlamentares e políticos de direita, especialmente de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL).

Na investida mais recente, o deputado federal Junio Amaral (PL-MG) publicou um vídeo nas redes sociais afirmando ter levado à Embaixada do Vaticano um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas pedindo o afastamento do padre de suas atividades religiosas.

Nos bastidores da igreja, circulou a informação de que dom Odilo poderia retirá-lo da paróquia ainda neste ano. Lancelotti, no entanto, nega que isso tenha ocorrido. Segundo ele, pelas normas da Igreja, padres que completam 75 anos só podem ser removidos para a aposentadoria.

O religioso fará 77 anos no próximo dia 27. Ainda assim, lembra que há casos de padres que permanecem em atividade até idades mais avançadas, a depender da necessidade da arquidiocese.

“A decisão de afastamento ainda não foi oficializada”, afirmou, ao rebater mensagens que circularam em grupos ligados à igreja.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Em nota divulgada nesta terça-feira (16), Lancelotti reforçou que a suspensão é temporária e que as atividades religiosas seguem normalmente.

“Conforme informado no último domingo (14/dez), as transmissões estão temporariamente suspensas, porém as missas dominicais continuam sendo celebradas normalmente às 10h, na Capela da Universidade São Judas - Mooca. As redes sociais não estão sendo movimentadas por um período de recolhimento temporário. Não procede a informação sobre a transferência da Paróquia São Miguel Arcanjo. Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”, diz o texto.

Tendências

O Trends, plataforma do Google que monitora dados sobre o buscador, mostra que o termo "padre Júlio Lancellotti" está entre os mais populares nesta terça-feira (16) no Brasil, diante da suspensão das missas determinada pelo arcebispo dom Odilo Scherer.

São cerca de 10 mil buscas pelo termo desde 8h. As pesquisas relacionadas indicam "dom Odilo" e "padre Júlio". Apesar disso, esse não é o pico de buscas pelo religioso. O auge aconteceu em dezembro de 2023, quando o governo federal regulamentou a Lei Padre Júlio Lancellotti.

O texto proibiu construções feitas para afastar dos espaços livres de uso público pessoas em situação de rua.

Tópicos relacionados:

missa padre-julio

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay