Balada sunset em igreja chama atenção na web - (crédito: Reprodução / Instagram)
crédito: Reprodução / Instagram
Som alto, longas filas e muito neon. Poderia ser a descrição de uma balada, mas é um culto evangélico realizado pela igreja Casa, em Goiânia (GO). A religião causou polêmica ao mostrar imagens de um evento realizado no fim de fevereiro, no estilo “balada sunset”.
As festas sunsets ficaram famosas por reunirem pessoas para curtir a farra no pôr-do-sol, com direito a luzes neon, música eletrônica, drinks e looks descolados. E tudo isso estava presente no evento gospel.
“Nossa primeira SUNSET foi simplesmente inesquecível! Muita comida boa, comunhão, drinks sem álcool e um ambiente surreal! Cada detalhe fez desse dia algo único, e quem esteve aqui sabe: foi só o começo! Se essa foi a primeira, imagina as próximas?”, disse a igreja na legenda.
Segundo a publicação de divulgação do evento, a proposta do encontro era promover “um final de tarde inesquecível de comunhão, alegria e muita música”. Os ingressos eram vendidos de forma individual ou no lounge, que era para grupos de amigos.
O vídeo repercutiu nas redes sociais, com muitas pessoas questionando o formato do evento, dizendo se afastar do propósito cristão. “Daí pro inferno é 5 reais de Uber”, escreveu um internauta. “Seguir a Cristo requer renúncia, o resto é só resto”, postou outro.
Os enigmas sobre como a igreja no topo do pilar foi construída e como a rocha era escalada durante a Idade Média permanecem sem resposta.
wikimedia commons G.N.
Outra opção é a capela localizada na base do pilar, que possui um teto em arco e é dedicada a São Simeão — reza a lenda que este monge viveu 37 anos em um pilar semelhante, situado em Aleppo, na Síria.
wikimedia commons Jaba1977
Para os interessados, já é possível visitar o primeiro nível da formação rochosa, onde há um espaço esculpido na pedra ideal para meditação.
reprodução/youtube
Great Big Story
Além disso, há uma restrição específica: mulheres não podem subir. Acredita-se que nenhuma mulher jamais tenha pisado no local de culto situado no topo do pilar.
reprodução/youtube
Great Big Story
Existe até uma placa na base que adverte que é estritamente proibido escalar a rocha sem autorização.
reprodução/youtube
Great Big Story
Por enquanto, apenas eles têm permissão para acessar o cume, mas as obras de renovação iniciadas em 2009 têm como objetivo tornar o local acessível ao público geral no futuro.
reprodução/youtube
Great Big Story
De acordo com a CNN, que entrevistou os religiosos, a subida diária para orar no alto é vista como uma forma de se aproximar de Deus.
reprodução/youtube
Great Big Story
No seu dia a dia, os seguidores enviavam comida ao topo por meio de um sistema de roldanas, garantindo sua subsistência.
reprodução/youtube
Great Big Story
Segundo relatos, durante sua permanência, o monge descia apenas duas vezes por semana para orar com seus discípulos.
reprodução/youtube
Great Big Story
“Ele percebeu que a melhor maneira de se arrepender do seu crime e entrar em contato com Deus era meditar em uma cela solitária no topo do pilar Katskhi”, concluiu a imprensa indiana.
jcomp -freepik
Segundo o "Times of India", o religioso teria buscado refúgio na solidão do Katskhi em 1993, após cumprir pena por crimes relacionados a drogas.
wikimedia commons Arkaitz1974
Até meados de 2015, o padre georgiano Maxime Qavtaradze residiu no local e supervisionou a construção de uma nova estrutura no topo do pilar.
wikimedia commons Jaba1977
Naquele período, monges habitavam o topo do rochedo. Pesquisadores revelaram que as condições de vida no local eram extremamente simples e desafiadoras, refletindo a dedicação dos religiosos.
vined mind por Pixabay
Posteriormente, no século XI, durante os primórdios da Idade Média, foi erguida uma igreja no local.
wikimedia commons Kakhi Kuloshvili
Inclusive, ainda existe por lá uma cruz que seria um vestígio dessa época.
reprodução/youtube
Great Big Story
Em 1946, historiadores determinaram que as ruínas pertenciam inicialmente a um antigo local de culto construído no século V.
wikimedia commons AxelHH
O local sagrado oferece 150 m² de área dedicada à prática religiosa. Além da igreja, tem uma cripta, celas de eremitério (lugar onde vivem eremitas) e até mesmo uma adega.
wikimedia commons Johannesjom
Em 2009, o lugar foi restaurado com o apoio do governo georgiano.
wikimedia commons Johannesjom
A história por trás do santuário ortodoxo é envolta em mistério. Ele foi identificado por pesquisadores apenas em 1944 e passou a ser objeto de estudo mais detalhado somente a partir de 1999.
wikimedia commons Arkaitz1974
O Pilar Katskhi, conhecido localmente como "Pilar da Vida", destaca-se como um fenômeno não apenas geológico, mas também histórico.
reprodução/youtube
Great Big Story
Uma igreja localizada a cerca de 200 quilômetros de Tbilisi, capital da Geórgia, ganhou o apelido de "igreja mais sagrada e isolada do mundo”.
flickr - ????? ???????
Ela foi construída sobre uma rocha, a 40 metros de distância do solo.
wikimedia commons Arkaitz1974
Por outro lado, há quem defenda esse tipo de estratégia, voltada para o público jovem. “Muito melhor do que ouvindo funk na rua”, afirmou um perfil. “Melhor evento que participei nos últimos tempos!”, disse outro.
Igreja boate
A balada sunset não é o único evento promovido pela igreja. No perfil do Instagram, há um vídeo que fala sobre o templo ser uma “igreja boate”, citando os motivos para confusão: uma fila que dobra o quarteirão, parede preta, telão de led, iluminação de casa noturna e som alto.
“O público que vai na balada é mais ou menos o público que vai à nossa igreja. Só tem uma pequena diferença entre a nossa igreja e a balada: no final do rolê na balada, as pessoas vão lá pagar suas comandas. Aqui na Casa, no final do rolê, as pessoas descobrem que a conta já foi paga. No nosso último culto, mais de 300 pessoas entregaram a vida para Jesus e descobriram como preencher o vazio que a balada não preenche”, diz o vídeo.
A Casa foi fundada em abril de 2017, chamando atenção pelo estilo jovem e irreverente. A instituição já causou polêmica em 2022, quando promoveu um evento chamado “Vem novinha”, também voltada para o público jovem.
A igreja é liderada pela pastora Giovanna Lovaglio. No passado, a liderança era de Davi Passamani, então marido de Giovanna. Ele renunciou ao cargo em dezembro de 2023 e foi preso em abril de 2024 sob suspeita de crimes sexuais.
A igreja nega qualquer ligação atual com Passamani, afirmando que “qualquer tentativa de vinculá-lo à igreja no presente momento é tida como desinformação, sensacionalismo e propagação de fake news”.