
Destroços de avião são retirados do local do acidente em Vinhedo (SP)
Motores da aeronave da Voepass serão removidos e levados para a sede do Quarto Seripa, em São Paulo
Mais lidas
compartilhe
Siga noSÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Destroços do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) começaram a ser retirados neste domingo (11/8) do local do acidente.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que motores da aeronave estavam sendo removidos na noite deste domingo. Eles seguirão para análises na sede do Quarto Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em São Paulo.
Peritos vão investigar qual a potência aplicada nos motores no momento do acidente. O resultado vai basear um lado a ser emitido pelos investigadores. Especialistas do Canadá, país da empresa que fábrica os equipamentos, chegaram ao Brasil neste domingo para ajudar nesta tarefa.
11/08/2024 - 14:34 'Avião velho, caos. Que medo desse voo', disse vítima de acidente aéreo 11/08/2024 - 15:36 Queda de avião: veja os próximos passos das equipes de investigação 11/08/2024 - 16:26 Mãe de mulher morta em voo: 'vi minha filha queimar ao vivo na televisão'
Um guindaste entrou no condomínio Recanto Florido, local da queda, e içou peças da aeronave. Os destroços foram colocados em um caminhão e transportados para São Paulo.
Linha de investigação será definida
A FAB informou que esta primeira fase da investigação deve ser concluída nesta segunda (12/8). Na sequência, os técnicos se reunirão em Brasília para compartilhar as informações colhidas e traçar os próximos passos.
A partir deste encontro, uma discussão definirá a linha de investigação a ser seguida. Também serão avaliados diferentes fatores que podem ter contribuído com a queda como as condições do voo, como era feita a operação da aeronave e fatores humanos.
O Cenipa, responsável pela apuração das causas do desastre, prevê apresentar um relatório preliminar sobre o caso em 30 dias. O ATR-72 era equipado com duas caixas-pretas e ambas foram recuperadas ainda na tarde de sexta-feira. O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou neste domingo que foram obtidos os dados e áudios completos dos equipamentos.
- Queda de avião em SP: 12 corpos foram identificados, apenas um foi liberado
- Queda de avião: Papa Francisco pede oração para vítimas
- ‘Vou, mas volto’: piloto deixou bilhete para namorada antes de voo trágico
Estas informações servirão para reconstituir os momentos finais do voo. Especiaistas da agência francesa de investigação vão ajudar nas apurações. O motivo é o ATR-72 ser feito na França - é comum na aviação que autoridades do país fabricante do avião auxiliem no trabalho.
Cascavel prepara funeral
Os 62 corpos das vítimas do acidente foram resgatados no sábado (10) e estão no IML (Instituto Médico Legal) da capital. Até o momento, 12 foram identificados. Segundo o IML, as famílias são as primeiras a serem comunicadas sobre o avanço dos trabalhos de reconhecimento.
Um corpo foi liberado para os familiares e outros sete devem ter o processo finalizado ainda hoje. Após duas reuniões envolvendo órgãos públicos e familiares das vítimas, os primeiros corpos devem ser levados para Cascavel (PR), município com maior número de mortos.
A Prefeitura de Cascavel, cidade de onde decolou o avião, estuda organizar um funeral coletivo para as vítimas do acidente. A realização da cerimônia depende da liberação dos corpos. Caso haja demora, existe a possibilidade de um local ser reservado e os funerais ocorrerem conforme o IML libere os corpos.