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Golpe da encomenda internacional: saiba como se proteger

Bandidos enviam mensagens se passando pelos Correios, dizendo que uma encomenda necessita do pagamento de taxas para ser liberada

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Imagine que você fez uma compra em um site internacional e espera, ansioso, pela chegada de sua encomenda. Até que um dia você recebe um SMS dos Correios dizendo que o pedido foi retido pela fiscalização aduaneira e, para ser liberado, precisa do pagamento de uma taxa. Esse é o novo golpe que tem enganado vários brasileiros. 

De acordo com os Correios, as mensagens também estão sendo disparadas por WhatsApp e, por isso, a empresa registrou uma denúncia formal à Meta, dona do aplicativo de mensagens. A mensagem é enviada por um número de apenas cinco dígitos – assim como contas oficiais de empresas no Brasil. 

"CORREIOS: Seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link" ou "Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegária. Para mais informações, acesse", diz o texto da mensagem. Se o usuário clicar no link, ele é direcionado a um site falso, com elementos visuais iguais aos da página oficial. O site faz com que o internauta confira o status de seu pedido sem digitar o número de rastreio e o direciona para a página de pagamento. 

Mensagem enviada por golpistas

Mensagem enviada por golpistas

Reprodução

Na nova aba, o usuário insere dados como nome completo, CPF, e-mail, telefone e CPF. Com as informações, os golpistas emitem um QR Code e dão o prazo de três dias para o pagamento. 

Não caia no golpe

Se você fez uma compra internacional e recebeu alguma mensagem informando que sua encomenda ficou retida, confira em www.correios.com.br as informações de seu pedido utilizando o código de rastreio. 

Os Correios recomendam que os clientes usem o aplicativo oficial para acompanhar as entregas, já que o software permite rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. 

Também é indicado conferir o site e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais. Em caso de dúvidas, os clientes devem acionar a Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.

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