Cerimônia de abertura do Santo Sepulcro, na Igreja São Francisco, no centro histórico de Sabará -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

Cerimônia de abertura do Santo Sepulcro, na Igreja São Francisco, no centro histórico de Sabará

crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press

A Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, tem um significado profundo no Cristianismo. É o dia em que os cristãos lembram a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. Este evento é considerado um dos momentos mais sagrados e significativos da fé cristã, representando o sacrifício supremo de Jesus por amor à humanidade, para a redenção dos pecados do mundo.

 

 

A data faz parte da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e culmina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus. A Sexta-feira Santa é um dia de luto, reflexão e oração intensa. Em muitas tradições cristãs, são realizadas cerimônias especiais, como a Via Sacra, que retraça os últimos passos de Jesus até o local de sua crucificação, e a adoração da cruz, como um gesto de reverência e lembrança do sacrifício de Cristo.

 

 

De acordo com a Igreja Católica, este dia é marcado por um caráter profundamente solene e penitencial. Muitos fiéis jejuam ou praticam alguma forma de abstinência como um ato de penitência e reflexão sobre o significado do sacrifício de Jesus. Em diversos lugares do mundo, são encenadas procissões e representações da Paixão de Cristo, envolvendo a comunidade em um momento de reflexão sobre os ensinamentos e o amor demonstrado por Jesus.

 

A Sexta-feira Santa é, portanto, um dia central na fé cristã, simbolizando a profundidade do amor e do sacrifício, bem como a esperança na salvação e na vida eterna prometidas pela ressurreição de Jesus.