O corpo do alpinista brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, foi encontrado por um grupo de resgate neste domingo (22/6) na montanha onde desapareceu com outros dois escaladores, no Peru. A confirmação foi dada pela Associação de Guias de Montanha do Peru, que liderou as buscas.

Ele e os peruanos Efraín Pretel Álonzo e Jesús Huerta Picón estavam desaparecidos havia cerca de 20 dias, durante tentativa de escalada na montanha Artesonraju, no Parque Nacional Huascarán, no Norte do país - o cume da montanha fica a cerca de 6 mil metros de altitude.

O local é considerado de difícil acesso e com características meteorológicas instáveis - dias após o desaparecimento, equipes de resgate encontraram um grande desmoronamento de gelo em Artesonraju.

Segundo o coordenador da operação de resgate, Beto Pinto, presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, os socorristas encontraram pegadas do grupo até um certo ponto da subida e, em uma área próxima, um desmoronamento recente. Uma vez localizados, os corpos serão transportados de helicóptero.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Vandeira integrou o Programa Antártico Brasileiro e participou de operações de 2013 a 2023. Em 2021, ele foi finalista no concurso Wildlife Photographer of the Year, na categoria fotojornalismo por um trabalho sobre incêndios no Pantanal. Em 2022, participou da série "Andes Extremo" (History Channel).

compartilhe