Internacional

Kremlin diz que prefere a diplomacia para acabar com o conflito com a Ucrânia

Publicidade

O Kremlin disse, nesta segunda-feira(19), que prefere encerrar o conflito com a Ucrânia por meio da diplomacia e não no campo de batalha, horas antes de uma esperada ligação entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin. 

"É preferível, claro, atingir nossos objetivos por meios políticos e diplomáticos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à mídia estatal. 

O presidente dos Estados Unidos anunciou no sábado que falaria por telefone com seu colega russo para acabar com o "banho de sangue" na Ucrânia. 

O anúncio foi feito após as primeiras negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia em mais de três anos de conflito. 

A reunião, que ocorreu na sexta-feira na cidade turca de Istambul, revelou profundas diferenças nas posições de ambos os lados e fracassou na tentativa de alcançar um cessar-fogo. 

A Rússia "aprecia muito" as tentativas de Washington de encerrar os combates, acrescentou Peskov, ao anunciar a ligação, marcada para às 14h GMT (11h em Brasília), como "importante". 

Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Trump pede que Moscou e Kiev cessem os combates. 

Mas seus esforços ainda não alcançaram nenhum progresso para acabar com o conflito, desencadeado pela ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022.

bur/jm/sag/zm/jc/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia guerra

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay