Internacional

Macron saúda vontade de Zelensky de 'retomar diálogo' com Trump

Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou nesta terça-feira (4) a vontade de seu colega ucraniano Volodimir Zelensky de "retomar o diálogo com os Estados Unidos", informou o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa. 

O chefe de Estado, que conversou por telefone na segunda-feira à noite com Zelensky e Trump, "reiterou a determinação da França de trabalhar com todas as partes interessadas para estabelecer uma paz sólida e duradoura na Ucrânia", indicou a Presidência.

Zelensky propôs nesta terça-feira uma trégua com a Rússia que detenha os ataques aéreos e marítimos e empreender conversas sobre uma "paz duradoura" sob a "liderança" de Donald Trump, com quem quer "consertar as coisas".

Além disso, afirmou estar disposto a assinar um acordo sobre a exploração dos recursos naturais ucranianos por parte dos Estados Unidos. 

"A Ucrânia está absolutamente decidida a continuar sua cooperação com os Estados Unidos [...] um parceiro importante", disse horas antes, em uma coletiva de imprensa, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, um dia depois de Trump cumprir com sua ameaça e ordenar uma "pausa" na ajuda militar americana.  

fff-arz/swi/pb/mb/dd/rpr

Tópicos relacionados:

conflito defesa diplomacia eua franca russia ucrania

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay